Demais estaduais

Veja as principais contratações dos clubes paraibanos para a temporada 2022

Foto: Divulgação

Desde o fim da temporada de 2021, os principais clubes da Paraíba já começaram a se organizar para reforçar o elenco antes da temporada 2022. Com calendário cheio entre Campeonato Estadual, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, as diretorias dos principais clubes do Estado já fazem contratações importantes.

BOTAFOGO-PB

Ainda em dezembro de 2021, o Botafogo-PB anunciou a contratação do meia Nádson, que chegou para ser camisa 10 do Belo. Formado nas categorias de base de Santos e Palmeiras, o jogador já passou por Avaí, Bragantino, Paraná, Chapecoense, CSA e seu clube mais recente, o Sampaio Corrêa, onde fez 50 jogos, marcou 12 gols e contribuiu com duas assistências.

Outra importante contratação do Belo foi o atacante Gustavo Coutinho, de 22 anos, que disputou a Série B no último ano, defendendo a camisa do Operário-PR. Vindo do mesmo clube, outra importante aquisição foi Anderson Paraíba, meia de 30 anos. Os dois trabalharam com Gerson Gusmão, atual técnico do alvinegro da estrela vermelha, quando ele comandava o time paranaense. 

Depois de diversos problemas com goleiros na temporada 2021, o Belo também contratou Luís Carlos Dallastella para a posição. Sendo mais um que veio da Série B do Brasileiro. O goleiro tem como clube mais recente o Juventude-RS. No histórico, traz passagens por grandes clubes do futebol brasileiro, como Figueirense, Guarani, Vila Nova e Ceará.

CAMPINENSE

A Raposa, que conseguiu acesso para disputar a Série C de 2022, manteve os principais nomes do elenco responsável pela conquista. O capitão Rafinha e o goleiro Mário Iguatu, ídolos da torcida, são alguns dos que permanecem. Ranielle Ribeiro, treinador responsável pelo acesso, também renovou contrato e segue para esta temporada.

Na temporada 2021, um dos problemas da formação do Campinense era no ataque. Para suprir essa demanda, três atacantes já foram anunciados. Um deles, Olávio, foi um dos cinco artilheiros do Brasil no ano passado, defendendo a camisa do Atlético-CE, que também conquistou o acesso à Série C.

Os outros dois atacantes são Juninho Potiguar, de 31 anos, que defendeu XV de Piracicaba e Esportivo-RS na última temporada, e Caíque Silva, de 22 anos, que vem por empréstimo do Vitória-BA, clube onde disputou 17 partidas profissionalmente. 

Mais um dos destaques é o meia Juninho, de 35 anos, que depois de quatro temporadas no Belo, dessa vez defenderá a camisa do rubro-negra de Campina Grande.

SOUSA

O Dinossauro do Sertão, que garantiu a vaga na Copa do Nordeste 2022 no fim da última temporada, manteve grande parte do elenco, sendo 15 jogadores no total. Alguns jogadores da base também foram inseridos no time principal e estarão à disposição do técnico Tardelly Abrantes, que também renovou contrato.

Uma das grandes novidades entre as contratações é o retorno do meia Esquerdinha, de 31 anos, que passou por diversos clubes do Nordeste após deixar o clube paraibano. A última camisa defendida pelo jogador foi a do América-RN, na quarta divisão do Campeonato Brasileiro. O jogador ficou marcado por perder a cobrança que tirou o acesso do time potiguar para a terceira divisão.

Quem também retornou para o Sousa, após uma temporada no América-RN, foi Iranilson, lateral-direito de 28 anos, que já viveu bons momentos no Dino em 2019 e 2020. 

SÃO PAULO CRYSTAL

Para a disputa do Estadual e da Série D, vaga que o São Paulo Crystal conquistou depois do acesso do Campinense, uma das principais contratações é o atacante Anselmo, de 41 anos, que disputou a última temporada no Campinense e marcou gols importantes na jornada da Raposa até o acesso à Série C. O jogador também tem em seu currículo passagens por clubes como Palmeiras, Náutico, Fortaleza e Ceará. 

TREZE

Com calendário curto em 2022, o Galo da Borborema tem feito contratações pontuais tentando assegurar uma boa competição estadual para retornar ao Campeonato Brasileiro e à Copa do Nordeste em 2023.

Para reestruturar a equipe, o Treze resolveu apostar em Flávio Barros, treinador de 51 anos, conhecido da torcida do alvinegro por já ter comandado o clube em 2008. O último clube em que o técnico trabalhou foi o Tapajós-PA, em 2019.

Entre os contratados, muitas apostas em jogadores que vem da base para o time profissional. Alguns do próprio clube e outros de fora, como o lateral-esquerdo Ikaro Gabriel, que vem da base do Fortaleza e deve ser utilizado por Flávio Barros durante o Paraibano.

PARAIBANOS EM 2022

A última temporada foi de saldo positivo para os times da Paraíba. Com a permanência do Botafogo-PB e o acesso do Campinense, o Estado conta com dois times na terceira divisão do Campeonato Brasileiro. O Souza garantiu a vaga na Série D 2022 por ter sido vice-campeão estadual em 2021, e o acesso da Raposa deu vaga ao São Paulo Crystal na última divisão.

Além da competição nacional, a Paraíba é um dos estados com mais representantes na Copa do Nordeste deste ano, sendo três no total: Campinense, Sousa e Botafogo-PB.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo