Automobilismo

Veja quem pode pintar na Ferrari em 2021 após a saída de Vettel

Vettel não renova e deixa vaga livre na Ferrari (Foto: Divulgação/Ferrari)

Nesta terça-feira, foi oficializada a saída do piloto alemão Sebastian Vettel da Ferrari após o fim da temporada 2020 da Fórmula 1. Através de um comunicado publicado nas redes sociais da equipe italiana, Vettel não renovará seu contrato, isso quer dizer que os italianos precisarão buscar um novo piloto para ocupar um lugar ao lado de Charles Leclerc.

Já existem diversos rumores de quem pode ocupar o carro do tetracampeão alemão no posto mais cobiçado da F1, porém a equipe ainda não anunciou nenhum nome oficialmente.

Porém alguns nomes já surgem como um dos favoritos para se tornar o novo piloto da Scuderia Ferrari a partir de 2021.

LEWIS HAMILTON

Foto: Divulgação

Um dos maiores nomes da categoria na atualidade e para muitos um dos maiores da história, Hamilton pinta como dos principais candidatos aos posto. O inglês hexacampeão da categoria já tem 34 anos de idade e enxerga o final de carreira bem próximo, porém encerrar na maior equipe de todos os tempos e poder se igualar a Michael Schumacher na equipe que o consagrou, seria uma grande ideia.

Apesar de manter uma hegemonia que dura desde 2014, a equipe Mercedes pode tentar manter o piloto e fazê-lo o maior campeão da história, mas ainda segue a novela da renovação de contrato com o piloto inglês que dura até o final de 2020. Caso não renove, Lewis Hamilton que durante a sua carreira já teve seu nome diversas vezes vinculados a Ferrari, teria caminho livre para vestir vermelho em 2021.

Existem rumores que possa haver uma possível troca entre as duas principais equipes: Hamilton na Ferrari e Vettel na Mercedes. Esse movimento faria o inglês pensar na sua escolha, pois caso a Ferrari não dê um carro a altura do hexacampeão, o alemão pode herdar a vaga e um carro perfeito para quem sabe alcançar e até ultrapassar o inglês em títulos.

Outro ponto negativo é Charles Leclerc. O jovem piloto mostrou suas credenciais na sua primeira temporada na Ferrari, conseguindo o feito de terminar o campeonato na frente de seu companheiro Sebastian Vettel e ameaçando sua posição como 1° piloto. Será que Hamilton se adaptaria com uma forte concorrência dentro da própria equipe?

DANIEL RICCIARDO

Daniel Ricciardo (Foto: Divulgação/Instagram)
Foto: Divulgação/Instagram

Desde sua saída da Red Bull em 2018, o nome do australiano chegou a ser ventilado na Ferrari para ocupar a vaga de Kimi Raikkonen, que não renovou com a equipe. Os italianos optaram pelo jovem Charles Leclerc, decisão que fez Ricciardo assinar com a Renault, equipe que não conseguiu dar ao piloto um carro competitivo para tentar brigar por vitórias.

Daniel Ricciardo é um dos pilotos mais experientes do grid atual e é considerado por especialistas como piloto de primeiro escalão com potencial para ser um futuro campeão mundial desde a época de RBR, na Ferrari poderia ser sua grande chance de alcançar esse objetivo.

Amigo pessoal do australiano e ex-piloto da Ferrari, Felipe Massa declarou em março desse ano, ao “Corriere Dello Sport” que Daniel Ricciardo seria a opção ideal caso houvesse alguma mudança na Ferrari.

Nas redes sociais, torcedores fazem campanha e pedem o piloto de 30 anos na escuderia.

Um ponto negativo na escolha seria o fato de Ricciardo ter saído da Red Bull por conta de problemas com seu ex-companheiro o holandês Max Verstappen. De acordo com o australiano a equipe dava muitas mordomias ao jovem piloto e o deixava de lado. Será que ele se comportaria de maneira diferente com Leclerc sendo o queridinho da Ferrari?

CARLOS SAINZ JR

Foto: Divulgação/McLaren

O espanhol de 25 anos pinta como um dos principais nomes da nova geração da categoria e o favorito para assumir a nova vaga na Ferrari.

Atualmente na McLaren, Sainz vive um dilema. A equipe inglesa vai buscando novamente seu lugar ao sol e sendo uma das escuderias com mais investimentos na F1, passou as últimas temporadas com muitas dificuldades em sua unidade motriz, anteriormente Honda e agora Renault.

Para 2022, quando a categoria passará por mais uma mudança de regulamento, a McLaren contará novamente com os motores Mercedes, um dos mais potentes do circuito, além de mudanças técnicas que podem fazer a equipe voltar aos seus tempos de glória, isso com a aposta em Carlos Sainz Jr para ser o principal nome dessa retomada.

Provavelmente na Ferrari o espanhol chegará para ser o segundo piloto, visto que Charles Leclerc de 22 anos, em seu primeiro ano de equipe já mostrou todo o seu potencial e cumpriu com as expectativas da equipe ganhando dois GPs em sequência, Bélgica e Itália.

Será que Carlos Sainz Jr trocaria sua posição de principal piloto e esperança de título na McLaren para ser apenas um coadjuvante de Leclerc na Ferrari?

ANTONIO GIOVINAZZI

Foto: Divulgação/Alfa Romeo Sauber

Único piloto italiano do grid, fez parte da academia de pilotos da Ferrari. No ano de 2016 fez um teste no simulador da equipe e garantiu a vaga como piloto de testes nas temporadas de 2017 e 2018, além de ter estreado em 2017 pela Sauber fazendo duas corridas com piloto reserva.

Assim como Leclerc, o piloto italiano iniciou a carreira na Alfa Romeo Sauber ocupando a vaga justamente do monegasco. Em sua primeira temporada na F1, não conseguiu bons resultados comparado a seu companheiro de equipe Kimi Raikkonen, porém na segunda metade da temporada mostrou bastante evolução alcançando um expressivo 5º lugar no GP do Brasil.

Por ser natural da Itália, assim como a equipe, Giovinazzi ganha força por parte dos torcedores fieis da escuderia que está desde 1950 na categoria e conseguiu apenas dois títulos com um piloto da casa, Alberto Ascari (1952 e 1953). O último nativo a pilotar pela equipe foi Giancarlo Fisichella, em 2009, ao substituir o brasileiro Felipe Massa no seu grave acidente no GP da Hungria daquele ano.

Antonio Giovinazzi mexeria com o patriotismo dos italianos que são fanáticos pela Scuderia Ferrari e poderia ter um piloto local brigando por vitória e quem sabe títulos, repetindo um feito que há muitos anos não acontece.

Porém o fator que pode declinar a escolha é o fato da equipe contar com dois pilotos muito novos num momento em que ela precisa de resultados e sem conquistar um mundial desde 2007.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo