Coritiba

Título na base e sequência no profissional; diretoria do Coritiba aponta o futuro para os campeões da Copa do Brasil Sub-20

Coritiba Base
Foto: Coritiba/Divulgação

O Coritiba divulgou na tarde desta última segunda-feira (21), em seu canal oficial do Youtube, um coletiva de imprensa, onde os membros da nova gestão buscam esclarecer algumas dúvidas que os torcedores e os meios de comunicação tem sobre o clube e os futuros planos para o futebol Coxa-Branca. Em entrevista, Juarez Moraes e Silva, Vilson Ribeiro de Andrade, Osíris Klamas e Glenn Stenger, responderam inúmeras perguntas da imprensa regional sobre reforços, Gustavo Morínigo, planejamento a longo prazo e sobre o título da ‘piazada’ nas categorias de base do Verdão.

                 

Abre aspas para a diretoria

A transição das categorias de base para o profissional sempre é algo que é tratado com enorme delicadeza pelos clubes, uma vez que uma transição mal feita pode levar uma ‘joia da base’ se tornar um jogador mediano ou que não renda frutos para o clube no profissional.

O próprio Coritiba é reflexo de tal situação. Nos últimos anos, crias da base como: Thiago Lopes, Yan Sasse e mais recentemente, Matheus Bueno, se desligaram do clube após muitos anos de Alto de Glória. Mas é claro que existem outros exemplos positivos nessa área; Natanael que vem atuando muito bem entre os profissionais; Guilherme Biro que foi destaque da quinta rodada do Campeonato Brasileiro Série B e o maior destaque da base nos últimos cinco anos, o lateral direito Yan Couto; Yan foi vendido para o Manchester City com poucas partidas no profissional pelo Coritiba, tendo poucas oportunidades para mostrar que a sua transição foi efetiva.

Ainda sobre tal transição, um dos maiores destaques das categorias de base Coritiba no século 21, o atacante Keirrison, em entrevista ao podcast “E o Coxa, Hein?”, declarou: ” — Na nossa época não tinha isso, o atleta com 17 ou 18 anos já tinha a responsabilidade de subir pro profissional e tinha que dar conta do recado, porque nós sabíamos a nossa responsabilidade ao jogar pelo Coritiba”, obviamente que quando o atacante ascendeu das categorias de base em 2006, a forma de lidar com o futebol era diferente, mas durante essa década, não era nada normal ter atletas de 20 ou 22 anos ainda atuando dentro das categorias de base.

Vilson Ribeiro, membro da diretoria do Coritiba, ao ser questionado sobre o futuro dessa piazada que foi campeã da Copa do Brasil Sub-20, declarou: ” — Nós temos uma safra extraordinária, o Sub-20 teve um campeonato da Copa do Brasil extraordinário; evidentemente que todos esses jogadores serão incorporados, alguns ao Sub-23 e outros ao time profissional. Em relação a questão de vendas de ativos; isso é uma questão de oportunidade de negócio. Aqueles que interessam o Coritiba não há nenhuma visão nesse sentido, até porque o você fala em problema financeiro, o Brasil, o futebol brasileiro e o futebol mundial, vive um momento muito difícil por causa da pandemia e isso não é privilégio do Coritiba”.

 + Para ficar ligado em tudo o que acontece com o Coritiba, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Osíris Klamas ainda complementou: ” — Vários desses jogadores; oito pelo menos, já tem trabalhado com a equipe principal desde março. Então, inclusive alguns deles participando já no começo do ano; cito: Ângelo, Márcio, Thalisson, Bernardo e Biel, já estiveram inclusive participando de jogos da equipe principal ou acompanhando a delegação com todo o elenco. Então, eles vão adquirindo experiência, vão conversando com jogadores profissionais e eu acredito também que esse foi um fator determinante para que nessa partidas tão importantes e difíceis contra adversários tradicionais do Sub-20, eles tiveram um porte bem tranquilo, bem competente e por isso acabaram levando o título“.

Quem deve subir e quais são as necessidades do time principal?

O Coritiba contratou 18 atletas para a temporada, mas algumas posições ainda existem carências para o elenco, seja na titularidade ou mesmo para o banco de reservas. Bernardo e Biel devem rondar o time principal para concorrer em uma vaga no meio de campo, afinal, mesmo com Sales, Bochecha, Willian Farias e Val, o volante Bernardo corre por fora em uma busca no time de Morínigo. O caso do Biel é um pouco mais delicado, afinal, como camisa 10 de origem, o Coxa não tem nenhum atleta com essa característica no plantel; uma sequencia para o piá da base seria a resolução de um dos problemas que o técnico paraguaio tem no meio de campo.

No setor defensivo, toda a defesa que atuou nas finais contra o Botafogo – um menção especial para Natanael que já atua periodicamente no time principal do Coritiba – já pede passagem para terem chances no time principal. O goleiro Rafael Willian foi destaque em toda a competição e seria uma boa sombra para o goleiro Wilson, mas deve ser utilizado pelo Sub-23. Thalisson e Márcio já frequentam a delegação como opções reais na defesa e Ângelo é o mais querido por parte da torcida para atuar no time principal.

+ Veja os relacionados do Coritiba para a sexta rodada da Série B

No setor ofensivo, Lucas Ronier, Luizão, Ruan e tantos outros jogadores são esperados como boas esperanças para o time principal. Em especial o artilheiro da competição e futura sombra de Léo Gamalho, o atacante Luizão. Com a artroscopia realizada por Pablo Thomaz e a saída de Ricardo Oliveira, o piá da base seria um boa opção para Morínigo em uma eventual ausência do Ibra das Araucárias.

Existem inúmeros atletas que merecem chances dentro do profissional, a safra do Coritiba é ótima e o futuro de sucesso será unicamente pautado em planejamento e aplicação dos ‘pias do Couto’ dentro de campo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo