Olimpíadas

Vela: com participação de Jorge Zarif, regatas da classe Finn são dominadas por velejador turco

Classe Finn
Foto: Divulgação/Time Turquia

Mais antiga modalidade de vela nos Jogos Olímpicos, a classe Finn teve início na madrugada desta terça-feira (27), com duas provas na Marina de Enoshima. O brasileiro Jorge Zarif, quarto colocado no Rio de Janeiro, participou das regatas, que tiveram o turno Alican Kaynar como vencedor das duas etapas.

+ Clique aqui para conferir a agenda completa das partidas de todas as modalidades

Ao todo, os 19 competidores da classe Finn disputarão dez provas e os dez primeiros colocados avançam para a Medal Race, que decide os medalhistas dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Com os resultados de hoje, Zarif somou 22 pontos e ocupa, até o momento, a 13ª posição.

PRIMEIRA REGATA

Alican Kaynar, da Turquia, venceu a primeira etapa com o tempo de 49m18s. Constante durante toda a prova, o turco sempre ficou entre os três melhores, assumindo a ponta no final. Zsombor Berecz, da Húngria, terminou na segunda posição, finalizando 12 segundos depois do líder e a terceira posição ficou com o espanhol Joan Cardona Mendez.

O brasileiro Jorge Zarif chegou a liderar boa parte da regata, mas perdeu tempo nas últimas duas boias e despencou para a sétima posição. Um dos favoritos ao pódio na classe Finn, Josh Junior, da Nova Zelândia, não teve sua melhor participação e terminou a primeira regata apenas na 12ª posição.

SEGUNDA REGATA

Após sofrer um grande atraso devido as más condições climáticas no Japão, a segunda regata teve início e não foi uma boa prova para Zarif, que terminou na 15ª posição. O brasileiro não conseguiu repetir o bom começo da prova anterior e nunca esteve a frente da 14ª colocação.

Lá na frente, o espanhol Joan Cardona Mendez e o turco Alican Kaynar revezavam na liderança da prova. Quem se deu melhor foi o velejador da Turquia, que conquistou a segunda vitória em duas regatas e se colocou em boa posição para chegar a Medal Race. Já na parte final, Zsombor Berecz mostrou o porque é considerado um dos favoritos e assumiu a segunda posição.

Siga Ao Vivo os JOGOS OLÍMPICOS no Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

CLASSIFICAÇÃO

Com apenas dois pontos perdidos, Kaynar lidera a classe Finn, seguido por Berecz (4) e Cardona Mendez (6). Fecham os dez primeiros: Facundo Bazan, da Argentina, Nicholas Heiner, da Holanda, Ioannis Mitakis, da Grécia, Luke Muller, dos Estados Unidos, Jake Lilley, da Austrália, Giles Scott, do Reino Unido e Anders Pedersen, da Noruega.

Vale lembrar que a pior pontuação de cada velejador, após as dez etapas, é descartada. Com oito provas ainda por acontecer, Zarif segue firme na disputa por uma vaga na final da classe Finn.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo