Automobilismo

Verstappen tem cláusula de ‘escape’ se Red Bull não for competitiva na F1

O consultor da Red Bull, Helmut Marko, revelou à Formel1 que o campeão da Fórmula 1 poderá deixar a equipe, caso seu carro não seja competitivo.

Foto: Divulgação / Red Bull Racing

O consultor da Red Bull na Fórmula 1, Helmut Marko, revelou na sexta-feira, 1º, que o contrato de Max Verstappen com a equipe tem uma cláusula de escape se a RBR não conseguiu competir pelo título. Essa informação se tornou pública praticamente um mês após a renovação do campeão, que tem o maior contrato da Fórmula 1: até 2028.

(Divulgação / Red Bull Racing)
Helmut Marko ao lado de Max Verstappen na vitória do holandês na Arábia Saudita em 2022 (Divulgação / Red Bull Racing)

Explicando a declaração, o austríaco explicou o caso comparando-o a outra época da equipe, em 2014 com Sebastian Vettel. O ‘escape’ é “se a Red Bull experienciar um tipo de ‘quebra’, como teve em 2014, aí tem, claro, uma cláusula de escape”, argumentou.

O caso de 2014 é quando a Fórmula 1 passou para sua ‘era híbrida’. No ano anterior, a Red Bull venceu o Campeonato de Pilotos com Sebastian Vettel, e o Campeonato de Construtores, com 236 pontos de vantagem para a rival Mercedes. Já em 2014, a Red Bull foi a segunda colocada entre os construtores, com 296 pontos atrás da escuderia alemã.

Logo depois da Red Bull assistir a Lewis Hamilton e Nico Rosberg vencerem com sobras os títulos da F1, Vettel deixou a equipe austríaca para se juntar a Ferrari, dando lugar a Daniil Kvyat. No entanto, agora, Helmut Marko e a RBR apostam que Max Verstappen brigará e possivelmente ocupará o topo da Fórmula 1 pelos próximos anos.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook
+ Lewis Hamilton assume que Mercedes tem muito a melhorar para a temporada

O consultor ainda afirmou em sua entrevista à Formel1 que a renovação longa do contrato de Max ainda é uma jogada de xadrez, observando também o interesse de Porsche e Volkswagen de entrar na categoria num futuro próximo. Até o momento, a RBR utiliza uma unidade de potência ‘própria’, aproveitando dos desenvolvimentos da Honda no último ano:

— Max é uma conexão importante nesse jogo de xadrez. Não é surpreendente que montadoras levarão isso em conta. Portanto foi importante para a Red Bull poder falar que estamos comprometidos em ter o melhor piloto no nosso time até 2028. Se você tem alguém como Max no time, tem um efeito positivo no resto da equipe e aos parceiros do time. [Mas] ainda está tudo em aberto. É razoável que nós somos o parceiro mais atrativo para as montadoras.

(Divulgação / Red Bull Racing)
Campeão da F1, Verstappen tem contrato para concluir 12 anos com Red Bull (Divulgação / Red Bull Racing)

Atualmente, o contrato de Max Verstappen o coloca na Red Bull até 2028 e é o maior período do grid da Fórmula 1. O segundo maior contrato, publicamente conhecido, é o de Lando Norris, outro jovem piloto do grid, que assinou um contrato de quatro anos com a McLaren, sendo piloto da equipe britânica até o fim de 2025. O primeiro ano do holandês com a Red Bull foi em 2016, onde conquistou sua primeira vitória ainda aos 18 anos.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo