Automobilismo

Verstappen é pole em treino marcado por Russell mágico e forte batida

Verstappen pole
Divulgação / Twitter F1

Uma forte chuva bagunçou o treino de classificação para o GP da Bélgica, neste sábado (28). Max Verstappen conquistou a pole position depois que Lando Norris perdeu o controle do carro na Eau Rouge e bateu forte.

A disputa pelo campeonato seguirá quente, mas com uma surpresa: Lewis Hamilton largará na terceira posição, porque George Russell, da Williams, completa a primeira fila. O inglês, que está cotado para ser companheiro de Hamilton na Mercedes na próxima temporada, conquistou a segunda posição com uma volta surpreendente, já com o cronômetro zerado.

A sessão começou atrasada em função do mal tempo. A chuva mudou as estratégias e confundiu as equipes, porque a intensidade variou bastante ao longo da atividade – ora chovia forte, ora apenas garoava. A boa drenagem de Spa-Francorchamps também colaborou com a indecisão pelo melhor tipo de pneu.

NORRIS BATE FORTE

A chuva apertou novamente no Q3. Mesmo com pedidos de pilotos para que o treino fosse interrompido, a direção de prova não indicou a paralisação e Lando Norris, que liderava a sessão, saiu para uma volta rápida, a nove minutos do fim.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Ao entrar na Eau Rouge, o inglês perdeu o controle do carro, bateu forte na barreira de pneus e saiu rodando pela pista. Avisado, Sebastian Vettel vinha pouco atrás, reclamou muito com a direção de prova e parou para conferir o estado de saúde do colega. O treino foi interrompido por vários minutos para que os comissários pudessem retirar a McLaren e limpar o traçados dos vários detritos deixados no caminho.

Felizmente, Norris deixou o carro sem problemas visíveis, mas passará por exames no hospital após se queixar de dores no ombro.

FERRARI SE COMPLICA. RICCIARDO RENASCE

Mazepin, Raikkonen (em um final de semana complicado), Schumacher, Tsunoda e Giovinazzi ficaram no Q1. Já o Q2 foi ruim para a Ferrari: Sainz e Leclerc ficaram pelo caminho, assim como Stroll e Alonso.

O Q3 foi marcado por muita estratégia, com os pilotos aguardando o melhor momento para realizarem suas voltas. A pista secava lentamente, exigindo paciência e concentração.

Ricciardo conseguiu uma ótima volta e largará em quarto. Valtteri Bottas terminou com o 8º tempo, mas ainda terá que pagar a punição de três posições pela batida ocasionada no GP da Hungria. Vettel mantém a boa fase e é 5º.

Os pilotos deixaram o melhor para a última tentativa. Hamilton não conseguiu superar o tempo de Russell, mas Verstappen cravou a pole, três décimos mais rápido.

Classificação ainda sofrerá mudanças. Bottas e Stroll pagarão punições na largada (Divulgação / Twitter F1)

O GP da Bélgica de F1 acontece neste domingo (28), com largada às 10h e tempo real no Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo