Automobilismo

Verstappen supera Ferraris e vence a primeira corrida em Miami

Max Verstappen largou em terceiro mas superou as duas Ferraris de Leclerc e Sainz para vencer a primeira etapa da F1 no novo circuito de Miami.

Foto: Divulgação / Red Bull Racing

Max, Max, Max, Super Max! O campeão mundial da Fórmula 1 venceu mais uma, agora neste domingo, 8, no estreante circuito de Miami, nos Estados Unidos. Verstappen largou da terceira colocação depois de uma ótima classificação da Ferrari, mas ultrassou Sainz e Leclerc para garantir sua terceira vitória no ano.

                 
(Divulgação / Red Bull Racing)
Red Bull de Max Verstappen superou as Ferraris em Miami (Divulgação / Red Bull Racing)

Logo na largada, Max Verstappen já superou Carlos Sainz, que largou no lado ‘sujo’ da pista. Depois de superar o espanhol, começou a perseguição entre os cotados ao título da temporada da Fórmula 1. Em apenas 9 voltas, a Red Bull vinha demonstrando superioridade nas longas retas do traçado americano, e o número 1 do grid assumiu a liderança.

Depois que Max passou de Leclerc, a tensão pela liderança diminuiu. Mesmo com o DRS ativo, a Ferrari não tinha a mesma velocidade da RBR nas retas e a situação parecia definida para o resto da corrida. Enquanto isso, lá atrás, Esteban Ocon e George Russell, principalmente, tentavam uma estratégia diferente largando de duros.

Na entanto, na volta 41, Pierre Gasly e Lando Norris se envolveram num acidente, com o francês tendo problemas para virar o carro após um toque com Fernando Alonso. Após pouco tempo de Safety Car virtual, a direção de prova colocou o Safety Car na pista para limpar os detritos da McLaren. E nessa situação, Russell e Ocon tiveram muito sucesso — e sorte — já que puderam parar após um stint longo com os pneus duros.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

A briga pela liderança, contudo, continuou a mesma. A única que arriscou uma parada foi a Red Bull, mas com a Red Bull de Sérgio Pérez, para tentar pressionar Carlos Sainz pelo pódio. Na relargada, Leclerc e Verstappen estavam com pneus semelhantes (Max com duros de 19 voltas, Leclerc com duros de 21), mas a Ferrari não conseguia acompanhar a RBR, mesmo com DRS. Enquanto isso, a estratégia foi um sucesso para Russell, que terminou em quinto, seguido pelo heptacampeão Lewis Hamilton.

Mesmo com pneus mais novos e de composto mais macio, Pérez chegou a ficar próximo de Sainz, mas não teve sucesso na ultrapassagem. Sua única tentativa com mais agressividade quase resultou num acidente entre os dois, e causou uma travada de pneu do mexicano.

A vitória de Max Verstappen diminui a vantagem de Leclerc para 19 pontos, já que também marcou a volta mais rápida da prova. Além da vantagem do monegasco reduzir para a próxima etapa, a diferença entre as construtoras também caiu, para apenas seis pontos.

(Reprodução / F1)
Resultado final da prova em Miami (Reprodução / F1)

A próxima etapa da Fórmula 1 em 2022 será o Grande Prêmio da Espanha, em Barcelona. O fim de semana da F1 começa na sexta-feira, com o primeiro treino livre marcado para as 09h, horário de Brasília. A classificação é no sábado, 21, às 11h. E a largada da corrida é no domingo, 22, às 10h.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo