Cruzeiro

Vice-presidente do Cruzeiro opina sobre projeto de clube-empresa: ‘É o melhor caminho para saldar as dívidas’

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

O Cruzeiro, nesta terça-feira (3), pode dar um passo importante em sua história, já que o projeto de clube-empresa, o de transformar o clube mineiro em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), será votado pelos conselheiros da Raposa. E, segundo o vice-presidente administrativo da equipe celeste, Edson Potsch, essa aprovação é o melhor caminho para que o Cruzeiro salde suas dívidas, em busca de melhorar o seu momento financeiro.  

—  Acreditamos que a constituição da SAF Cruzeiro Esporte Clube seja neste momento o melhor caminho para que o clube consiga saldar suas dívidas e ainda receber um grande investimento para o futebol. Infelizmente, a instituição, representada pelas últimas gestões, não teve a preocupação com a sua segurança financeira para o futuro e isso nos custou e tem nos custado muito caro. Cabe ressaltar que a maior parte dessas dívidas contraídas por essas gestões anteriores explodiram em pleno centenário. No cenário atual, a aprovação do PL nº 5516/2019 veio em ótima hora, pois ela proporciona segurança para todas as partes, inclusive com benefícios específicos que contribuem para a captação de investidores —, disse o vice-presidente em entrevista ao Super FC. 

Veja também: Ainda sem técnico, Cruzeiro tem semana cheia de preparação para próximo desafio na Série B

Porém, somente a aprovação não garante sucesso ao projeto. É que, conforme Edson Potsch, inicialmente, cabe ao Conselho Deliberativo aprovar a constituição da SAF Cruzeiro Esporte Clube, bem como a alienação de até 49% das ações da empresa. Mas, logo depois, é necessária a sanção do PL nº 5516/2019 pelo Presidente da República.  

— Assim, o Estatuto de constituição da SAF será registrado. Concomitantemente, a empresa multinacional contratada para realizar a avaliação do valor da SAF continuará trabalhando para, logo em seguida, termos o seu real valor, o que vai nos proporcionar o recebimento de eventuais propostas com valores pertinentes e adequados para a parceria —, explicou o vice-presidente. 

EXPECTATIVA 

Em busca da aprovação com Conselho Deliberativo do Cruzeiro, Edson Potsch declara que todo o trabalho de apresentação do projeto aos conselheiros vem sendo feito desde outubro do ano passado, quando houve a formação da comissão de estudos liderado pelo CEO à época Sandro Gonzalez.  

— Esse grupo era formado por lideranças internas, empresários e juristas renomados. Assim, com a vinda da EY e também da Alvarez & Marsal, todo o estudo previamente realizado foi amplamente discutido e, diante dos aspectos legais, inclusive com as particularidades do PL nº 5516/2019, pudemos desenhar o plano da SAF Cruzeiro Esporte Clube. Isso é o que foi apresentado. Vale lembrar que, antes mesmo destas reuniões presenciais, convidamos em outras ocasiões os conselheiros para participarem de reuniões com a Diretoria Executiva e também de uma sessão exclusiva com a EY para debates e dúvidas. Encaminhamos também um FAQ com perguntas e respostas para deixarmos todos mais tranquilos quanto à matéria e quais são os ativos inegociáveis do Cruzeiro. 

Nesse cenário, o vice-presidente pontua que a expectativa é boa para a aprovação, já que o feedback tem sido positivo. Segundo ele, “todos entendem a real necessidade do Cruzeiro dar esse passo importantíssimo em seu centenário”. 

INVESTIMENTO… 

Com a aprovação do projeto de clube-empresa, o Cruzeiro poderá contar com investidores, o que, conforme o vice-presidente da Raposa, não é tão fácil quanto parece. Mas, para ele, em breve, o Cruzeiro poderá contar com propostas importantes. 

— Este processo de fusão ou M&A não é algo tão simples e depende de várias fases e diligências importantes para uma fusão entre empresas para ser concluída. Exemplos simples de diligências são a realização de uma auditoria completa, financeira e contábil, bem como a discussão do acordo de acionistas e governança corporativa da Sociedade Anônima. Não podemos colocar prazo na qual os investidores apresentarão possíveis propostas, mas acreditamos que, em razão da desvalorização da moeda e o valor da marca Cruzeiro, isso aconteça em muito breve. 

Em breve, a aprovação do projeto terá novas atualizações. Fique de olho aqui no Esporte News Mundo!

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

Click to comment

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

To Top