Esportes olímpicos

Tóquio registra três novos casos de atletas com covid-19 na Vila Paralímpica

Tóquio registra três novos casos de atletas com covid-19 na Vila Paralímpica
Paralympics/Twitter/Reprodução

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio tiveram início oficial na última terça-feira e o Comitê Organizador do evento tem tido dificuldade para conter o número de casos de contaminação por COVID-19 na Vila dos Atletas. Nos últimos três dias, nove pessoas ligadas ao torneio testaram positivo para doença. Além disso, entre terça (24) e quarta-feira (25), três atletas testaram positivo para coronavírus dentro complexo residencial.

De acordo com Masa Takaya, porta-voz de Tóquio 2020, não há uma concentração de casos de COVID-19 em locais específicos já que os esportistas que testaram positivo são de modalidades e nações diferentes.

No entanto Takaya descarta a possibilidade de um surto de COVID-19 nos Jogos Paralímpicos e afirmou que os organizadores estão monitorando de perto a situação.

– A existência ou não de um surto deve ser baseada na orientação dos especialistas. Continuaremos monitorando a situação de perto e ouviremos os conselhos dos especialistas e tentaremos fornecer informações precisas à imprensa. – declarou em entrevista coletiva.

– Pelos dados atuais não há concentração de casos em um país ou um esporte. É bastante variado. – continuou.

Até o momento, foram registrados cinco casos positivos de COVID-19 dentro da Vila Paraolímpica. O número é o maior número registrado no complexo residencial nos últimos.

No total, foram identificados 169 casos positivos de covid-19, incluindo nove atletas, desde 12 de agosto. As Paraolimpíadas foram abertas terça-feira (24), com 4.403 atletas escalados para competir nos próximos 12 dias.

No início desta semana, o presidente do Tóquio 2020, Seiko Hashimoto, confirmou que as regras serão “ainda mais rigorosas” do que eram durante as Olimpíadas, em uma tentativa de proteger os atletas nas Paraolimpíadas e evitar o agravamento da disseminação do COVID-19.

Além disso, Hashimoto alertou que as pessoas que viajaram ao Japão para os Jogos serão solicitadas a fazer mais testes para o coronavírus e seguir as mesmas regras impostas durante o período de quarentena de duas semanas.

+Paralimpíadas de Tóquio: confira o calendário, horários e modalidades

Atualmente, o Japão vive sua quinta onda de COVID-19, a maior onda de casos desde o início da pandemia no ano passado, com mais de 20.000 infecções até a última terça-feira. Somente em Tóquio foram confirmados 4.392 novos casos de coronavírus.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo