Futebol Internacional

Villarreal supera todas as adversidades e se torna o 11º clube da La Liga a atingir uma final europeia

Foto: divulgação

O Villarreal CF encara o Manchester United na final da UEFA Europa League, nesta quarta-feira (26), à espera do primeiro troféu internacional da história do clube.

A façanha do Submarino Amarelo já é incrível por muitos motivos. A cidade de Vila-real tem uma população de apenas 50.000 habitantes, o que significa que cada morador poderia caber no estádio do Arsenal – time que derrotou nas semifinais – e ainda sobrariam cerca de 10.000 lugares. Infelizmente, os torcedores não puderam comparecer à penúltima fase do torneio de mata-mata, devido às restrições do coronavírus, mas eles estavam torcendo em casa e soltando fogos de artifício para o céu noturno em comemoração ao que foi uma noite histórica para o Villarreal – e para a LaLiga.

A presença do Villarreal na decisão da Liga Europa significa que sete das últimas dez finais desta competição tiveram pelo menos uma equipa da LaLiga Santander a competir pelo prêmio, com o troféu ficando na Espanha em todas as sete ocasiões: depois de Real Madrid, Barcelona, ​​Atlético de Madrid, Valência, Sevilla, Espanyol, Athletic Club, Alavés, Real Zaragoza e RCD Mallorca, o Villarreal se tornou a 11ª equipa da LaLiga a chegar a uma importante final da UEFA, sem contar o extinto torneio da Taça Intertoto, em que o clube da Comunidade Valenciana teve sucesso por duas vezes no início dos anos 2000.

O clube está realizando um sonho de longa data de seu presidente, Fernando Roig. Quando assumiu o Estadio de la Cerámica nos anos 1990, o Villarreal nunca havia disputado uma única temporada na primeira divisão da Espanha. Para contextualizar, a primeira campanha ao nível da LaLiga Santander foi no mesmo ano em que o último adversário, o Manchester United, conquistou a tríplice coroa internacional em 1998/1999.

No entanto, por meio de um projeto sólido baseado no desenvolvimento de sua estrutura acadêmica de classe mundial e no recrutamento dos melhores talentos emergentes de todo o mundo, o Submarino Amarelo cresceu e agora atingiu um dos destaques do calendário do futebol europeu.

Eles já estiveram perto antes. A vitória sobre o Arsenal foi a quarta semifinal de Liga Europa na história do clube – além de já ter disputado uma semifinal de Liga dos Campeões, contra os mesmos Gunners, em 2005/2006. O atual zagueiro titular e da seleção da Espanha, Pau Torres, estava nas arquibancadas aos nove anos de idade naquela noite quando Juan Román Riquelme viu seu pênalti ser defendido por Jens Lehmann – e agora terá a chance de conquistar o que seria o primeiro grande troféu do Villarreal. Para Torres, um garoto local, isso é um sonho que se tornou realidade.

O Villarreal já superou todas as probabilidades para chegar a este ponto, jogando uma marca de futebol ousada e vencedora que fez todos aqueles que assistem esquecer o quão pequeno este clube realmente é na maioria das métricas. Mas eles jogam como uma grande equipe e têm um treinador que sabe o que é preciso para ir até o fim, com Unai Emery tendo vencido a Liga Europa com o Sevilla em três ocasiões e também terminando como vice-campeão nesta competição mais uma vez, quando estava no comando do Arsenal.

“Os sonhos são de graça e sonho em ganhar um título com o Villarreal”, disse Emery em sua coletiva de imprensa introdutória quando foi contratado como o novo treinador do clube no verão europeu de 2020. O Submarino Amarelo está, agora, a um passo de completar seu conto de fadas.

+A previsibilidade caiu por terra e o Lille é o campeão da temporada 20/21 da Ligue 1

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo