Ceará

Vina está a um gol de entrar para o quadro dos maiores goleadores do Ceará pelo Brasileirão na era dos pontos corridos

Foto: Xandy Rodrigues

Artilheiro e líder de assistências do Ceará, a vida de Vina dentro do campo não para de melhorar. Dos 21 gols marcados na temporada, 11 foram pela Série A do Brasileirão – onde está no top5 de goleadores da disputa. Com esse número, o meia está a um gol de igualar a Thiago Galhardo, Washington e Felipe Azevedo e se tornar, ao lado do trio, o jogador que mais vezes balançou as redes adversárias pelo clube na elite do futebol brasileiro na era dos pontos corridos.

Quando chegou ao Vovô no início do ano passado, certamente o camisa 29 de Porangabuçu não imaginava que viveria tantos momentos felizes. Campeão da Copa do Nordeste onde marcou cinco gols, líder de assistências com 18 passes para gols e 21 vezes em que colocou a pelota para o fundo do barbante na temporada 2021/2021. Agora, o meia precisa marcar apenas um gol para sacramentar seu nome na história do clube.

Ao marcar duas vezes no “chocolate” sobre o Goiás, Vina se aproximou de mais um recorde vestindo a camisa preta e branco. Agora, não somente pessoal – quando quebrou o recorde de gols em um mesmo ano -, mas também para o Vovô. Além de estar passando pela melhor fase de sua carreira como goleador e “garçom”, caso chegue aos 12 gols ele irá se unir aos outros três atletas como jogadores que, por mais vezes, fizeram a alegria da torcida no Campeonato Brasileiro no atual formato da competição.

“Fico muito feliz das coisas dentro de campo estarem dando certo. Sempre falo do amadurecimento (que tive) como homem, como jogador, como atleta e isso reflete dentro de campo”, relatou o atleta em entrevista após o jogo do meio da semana.

O camisa 17 colorado defendeu a equipe cearense no Brasileirão de 2019, quando passou por uma boa fase chegando a marcar 12 tentos em 34 jogos e ser um dos nomes mais importantes na permanência do time na elite daquele ano. Washington e Felipe Azevedo são de uma geração mais antiga. O centroavante jogou pelo clube entre 2010 – marcou quatro gols – e 2011 – fez oito gols – em 48 partidas pela Primeira Divisão do Brasileiro. Atualmente no América-MG, que recentemente garantiu o acesso à elite, Azevedo foi artilheiro do Vovô na disputa nacional em 2011, balançando as redes 12 vezes em 29 jogos. No ano seguinte, foi artilheiro do Vovô no Campeonato Cearense e ajudou o clube a conquistar o bicampeonato Estadual marcando 16 gols, um deles na final contra o Fortaleza, no estádio Presidente Vargas.

Além de ter feito 12 gols em 24 partidas, o meia tem sua ausência sempre sentida já que o time ainda não ganhou nenhum duelo na competição em jogos em que o meia não esteve em campo. Ao todo, são oito assistências, totalizando participação direta em 20 do 45 gols do clube na Série A.

Em entrevista após a vitória superior sobre os goianos, o meia falou que o objetivo maior do clube é se manter na Primeirona, mas que como está próximo de garantir matematicamente, o grupo já pode sonhar em galgar degraus mais altos.

“Temos nossa primeira meta. Conforme as coisas estão, acho que 42 (pontos) já dá para dizer que temos essa meta cumprida. Mas temos a meta dos 45 pontos, ou seja, mais uma vitória, três pontos. Pelos anos que o Ceará vinha (tendo na Série A), nada mais justo que primeiro permanecer. Óbvio que já começamos a sonhar um pouquinho mais alto. A gente sabe que é um campeonato difícil, mas podemos sim a cada jogo mostrando a nossa força e, ao fim de fevereiro, estarmos comemorando algo muito grande aqui nesse clube”, disse o jogador. “Merece por tudo: planejamento, determinação, vontade no dia-a-dia. Nos jogos estamos sendo coroados com uma bela campanha”.Veja abaixo lista de todos os jogadores que marcaram pelo Vovô no Brasileirão.

Veja abaixo lista de todos os jogadores que marcaram pelo Vovô na Série A.

  • Top 1 com 12 gols
    Thiago Galhardo, Washington e Felipe Azevedo
  • Top 2 com 11 gols
    Vina
  • Top 3 com 9 gols
    Leandro Carvalho
  • Top 4 com 8 gols
    Magno Alves e Geraldo
  • Top 5 com 7 gols
    Arthur Cabral
  • Top 6 com 6 gols
    Marcelo Nicácio, Cléber e Lima
  • Top 7 com 5 gols
    Osvaldo e Mateus Gonçalves
  • Top 8 com 4 gols
    Thiago Humberto, Wescley e Luiz Otávio
  • Top 9 com 3 gols
    Michel, Bergson e Ricardo Bueno
  • Top 10 com 2 gols
    Lopes, Boiadeiro, Elton, Tiago Alves, Juninho Quixadá, Roger, Calyson, Felippe Cardoso, Ricardinho, Saulo Mineiro, Léo Chú, Samuel Xavier, Kelvyn e Fernando Sobral.
  • Top 11 com 1 gol
    Diego Sacoman, Careca, Ernandes, Heleno, Pio, Everson, Naldo, João Lucas, Valdo, Eusébio, Rudnei, Iarley, Egídio, Erick Flores, Juninho, Leandro Chaves, Misael, Oziel, Daniel Marques, Eduardo Brock, Tiago Pagnussat, Eduardo, Fabinho, Pedro Naressi, Felipe Silva, Felipe Vizeu e Vitor Jacaré.

No próximo domingo (24), Ceará recebe o Palmeiras pela 32ª rodada do Brasileirão. A bola vai rolar às 16h, na Arena Castelão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo