Campeonato Brasileiro - Série D

Vitorioso na base do Corinthians, desilusão com doping e volta por cima como artilheiro: conheça a carreira do zagueiro do Santa Cruz, Rafael Castro

Foto: Divulgação / Santa Cruz

Recém-contratado pelo Santa Cruz para a disputa da Série C, Rafael Castro, 25, é cria das categorias de base do Corinthians. Com quase uma década na base do time de Itaquera, o zagueiro foi multicampeão pelo Timão e fez parte e foi titular da safra de 95 que conquistou Tríplice Coroa nas categorias de base: Copa São Paulo de Futebol Juniores em 2015 e Campeonato Brasileiro sub-20 e Campeonato Paulista sub-20 em 2014.

Após o período vitorioso na base, Rafael Castro foi integrado ao elenco profissional do Corinthians em 2017 e fez parte do elenco que foi campeão brasileiro de 2017 sob o comando de Fábio Carille, atual técnico do Al-Ittihad. Entre 2016 e 2017, Rafael Castro foi emprestado em algumas oportunidades pelo Timão para ganhar experiência, passando por Chapecoense(2016), Oeste-SP (2016) e Ferroviária-SP (2016/2017). Na Chapecoense, Rafael Castro fez sua estreia e conquistou seu primeiro título profissional, o Campeonato Catarinense 2016.

Em 2017, entretanto, Rafael Castro sentiu que sua promissora carreira como atleta de futebol poderia ter um encerramento. O atleta foi um dos 14 jogadores da Ferroviária flagrados no doping por um diurético. O caso veio à tona quando o zagueiro já havia voltado ao Corinthians. Rafael Castro ficou afastado por um ano e meio do mundo da bola.

Volta aos gramados em 2019

Em 2019, quando foi liberado a voltar aos gramados, Rafael Castro vestiu as cores azul e branco do Taubaté-SP para a disputa da Copa Paulista de 2019 e depois renovou seu vínculo com o clube para disputar o Campeonato Paulista A2 de 2020. Durante a paralisação, em votação da torcida e de jornalistas, Rafael Castro foi eleito para a seleção da década de Taubaté em uma das mais acirradas disputas das 11 posições. Após a pandemia, o Taubaté brigou até as quartas de final pelo acesso para a A1, sendo eliminado pelo São Bento, fora de casa, nas penalidades. 8 a 7. Rafael Castro bateu um dos 7 pênaltis do time e colocou a bola nas redes.

Após a A2 do Paulista, Rafael Castro transferiu-se para o São José-RS, onde disputou a Copa Gaúcha pelo time azul e branco. Rafael foi um dos destaques do time na campanha. Sua chegada a zaga do time melhorou os números do desempenho defensivo e, ofensivamente, o zagueiro foi importante na reta final da competição. Marcou gols oitavas de final, quartas de final e semifinal; gols que ajudaram o time a passar pelas fases e chegar à final da competição.

Temporada 2021

No início da temporada 2021 Rafael Castro se transferiu ao Maringá FC para a disputa do Campeonato Paranaense 2021 e sua primeira passagem pelo estado do Paraná, foram 12 partidas pelo clube, todas como titular, e 1068 minutos somados. Chegou a vestir a braçadeira de capitão em quatro partidas e fez o gol que garantiu o time na elite do futebol paranaense em 2022, que era o objetivo da equipe na competição. Posteriormente, avançaram para as quartas de final. Após isso, Rafael Castro integrou o elenco do Santa Cruz para a disputa da Série C 2021, a maior oportunidade do atleta desde que deu a volta por cima e voltou a jogar futebol.

Contudo, a equipe acabou rebaixada para a Série D, fazendo a pior campanha do Grupo A. Na Série C, o zagueiro atuou em oito partidas e marcou um gol, em cima do Floresta em vitória por 2 a 0. Adversário esse que a equipe enfrentará na disputa da pré-Copa do Nordeste.

Click to comment

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

To Top