Mais Esportes

Vôlei UM Itapetininga confirma saída da cidade e transferência para São José dos Campos

Itapetininga - Superliga Masculina
Foto:Alexandre Loureiro/Inovafoto/CBV

De casa nova! O Vôlei UM Itapetininga está oficialmente fora da cidade de sua origem. Devido a empasses burocráticos com a prefeitura, a equipe anunciou oficialmente via emissora local, a TVitapê, nesta sexta-feira (30), que vai para São José dos Campos. O time comandado por Pedro Uehara, mais conhecido como Peu, conquistou uma vaga histórica nas semifinais da Superliga Masculina 20/21 ao vencer o primeiro colocado na fase classificatória Sada/Cruzeiro e agora sai da cidade que lhe deu infraestrutura por quatro anos. Com a nova parceria, o projeto social que já ajudou mais de 1.500 alunos – crianças, pessoas portadoras de deficiência e idosos em 15 núcleos diferentes-, nesses anos de existência, acaba.

                 

A prefeitura parou de repassar os recursos da parceria que tinha com o Vôlei UM Itapetininga devido ao descumprimento do contrato por parte da Associação Itapetininga de Vôlei, que aconteceu em 2019. A Associação por sua vez, considerou um exagero a situação burocrática promovida por uma rubrica errada. Segundo o ex-presidente Osmar Thibes Junior – que renunciou o cargo na última segunda-feira (26)-, o relacionamento entre a Associação Itapetininga de Vôlei e a prefeitura era dificultado pela administração pública da cidade. Ele também se queixou da falta de parceria entre o que deveria ter sido um trabalho conjunto entre time e prefeitura para o sucesso do Vôlei Itapê, e afirmou que não há nenhuma pendência a ser resolvida entre as partes, além do poder público não ter sofrido financeiramente com as ações da entidade.

Por conta da dificuldade na comunicação, a prefeitura fez seus apontamentos ao clube, que retornou com um plano compensatório, ou seja, um plano para compensar um impacto causado, mas sem respostas, a equipe decidiu por sair de Itapê e continuar o projeto em São José dos Campos, onde o orçamento será maior. Sobre o descaso da administração pública com o time em relação aos planos compensatórios, Thibes deu sua opinião.

-Esses planos não foram aceitos. Esse último, por exemplo, era para aumentar a grade do projeto social e infelizmente com a pandemia, são aulas online que seguiam as diretrizes do Plano São Paulo do governo do estado nas mudanças de fase. Enquanto vermelho, restrito, ficariam as aulas online. Então era perfeitamente cabível o aceito da prefeitura, essas aulas estariam ocorrendo até o dia 30 de junho -, lamentou o ex-presidente.

Como afirmado pelos entrevistados no programa de televisão, entre ex-dirigentes e membros da Associação Itapetininga de Vôlei, o orçamento do Vôlei UM Itapetininga sempre foi baixo se comparado aos grandes times, então qualquer valor que deixasse de ser recebido pelo clube gerava uma grande diferença ao final do mês. Exemplo disso foi uma situação na qual um dos criadores do Vôlei UM, Rodrigo Moraes, afirmou que teve que fazer um empréstimo de 180 mil reais do próprio bolso, no início de 2019, deixando um bem dele como garantia para que o time continuasse com todos os salários em dia. Ainda assim, agradeceu bastante aos mais de 70 empresários de Itapetininga que sempre foram muito presentes na construção do time e ajudaram como puderam, mas fez questão de reiterar que a prefeitura atual, prejudicava o relacionamento entre as partes.

-A prefeitura nunca chegou para a gente (Associação) e falou assim “cara, como que a gente pode fazer”, simplesmente pararam os pagamentos. O último pagamento foi feito no dia 16 de novembro de 2020. A partir desse mês, eles notificaram que iam estar bloqueados. Esse impasse da prefeitura não é do projeto que estamos agora e nem do anterior, é de dois anos atrás. A nossa prestação de contas era mensal e no plano diz que se tiver irregularidades a prefeitura para de pagar. Então como que pode eles aprovarem um projeto mensalmente e depois de dois anos vem algo pela Controladoria Interna, que poderia ser resolvido-, contou Rodrigo.

A TVitapê já confirmou a participação de um representante da prefeitura no programa de segunda-feira para que possam esclarecer as dúvidas sobre a passagem do time de vôlei para outra cidade de São Paulo.

+ Notícias do Vôlei

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo