Grêmio

Volta de Jean Pyerre e elenco desfalcado: Como o Grêmio chega para o Gre-Nal

Chegou o dia de tirar a poeira das chuteiras. Nesta quarta-feira (22), o Grêmio volta a campo para o Gre-Nal pelo Campeonato Gaúcho depois de mais de quatro meses sem futebol. Os campeonatos estaduais, que estavam suspensos por conta da pandemia do Covid-19, aos poucos retornam para conclusão.

O Grêmio chega com pouco mais de uma semana de treinamentos coletivos, apesar de já estar treinando no CT Luiz Carvalho há mais de um mês. O técnico Renato Portaluppi se juntou ao elenco gremista na segunda-feira (13) da semana passada.

Antes disso, porém, o grupo trabalhou apenas a parte física, conforme regras impostas pelo Governo do Rio Grande do Sul.

Para a partida contra o Internacional, o Tricolor Gaúcho tem algumas mudanças. Diferente do último Gre-Nal disputado, válido pela Libertadores, o Grêmio desta vez não deve utilizar três volantes na construção do time.

Esquema tático

A formação tradicional de Portaluppi deve voltar: o famoso esquema 4-2-3-1. Com a volta de Jean Pyerre para o time principal. O camisa 21 esteve quase todo o segundo semestre de 2019 lesionado. Retornou no início da temporada atual, mas não se firmou como titular.

Mas isso deve mudar, já que a delegação que viajou para Caxias do Sul (onde ocorrerá a partida) não conta com o volante Lucas Silva, que fazia a terceira peça junto com os meio campistas Maicon e Matheus Henrique.

A tendência é de que Jean Pyerre seja a peça chave neste retorno do Tricolor. Um dos principais motivos é o retrospecto vencedor do Grêmio.

Em 2017, ano que o Imortal foi campeão da Copa Libertadores, o membro principal do time era o camisa 7 Luan, que exercia a mesmo função de Jean Pyerre, como meia-armador. Renato Portaluppi, portanto, tem tudo para apostar no garoto da base.

Outra novidade no time do Grêmio para o Gre-Nal é a ausência de Cortez, no qual o motivo não foi confirmado pelo Clube. Além de Cortez e Lucas Silva, o comandante gremista não conta com o zagueiro David Braz, o lateral Orejuela e Thiago Neves, estes que segundo fontes do Esporte News Mundo, devem se juntar ao elenco para a próxima partida do Gauchão, contra o Ipiranga no domingo (26).

Retrospecto em clássicos

O Grêmio guarda vantagens nos clássicos recentes. Contudo, o retrospecto no estádio Centenário, local da partida, não é bom para os gremistas. Foram três clássicos disputados lá, com duas vitórias para o lado vermelho, e um empate.

O último Gre-Nal jogado antes da paralisação também foi empate, mas sem gols. Em partida válida pela Copa Libertadores, o destaque do jogo foi a pancadaria generalizada, que terminou com oito expulsos, cada para cada lado.

O Tricolor Gaúcho tem menos vitórias que o Colorado, com 133 a 156 do rival. Entretanto, em jogos recentes, o Internacional não balança as redes do Imortal. O Grêmio está há 7 clássicos sem perder pro co-irmão.

Situação no Gauchão

No Campeonato Gaúcho o Grêmio começou perdendo para o Caxias, na estreia dentro da Arena. Disputou a semifinal do primeiro turno contra o Internacional, vencendo no Beira-Rio com gol de Diego Souza.

Enfrentou novamente o Caxias, no estádio Centenário (palco do Gre-Nal), mas perdeu por 1 a 0, deixando escapar o título da primeira fase do Estadual.

O Grêmio, líder do grupo B, foca em se isolar na liderança.

Como vão os times

Ainda sem confirmação das escalações, há uma especulação.

O provável Internacional tem: Marcelo Lomba, Saravia (Rodinei), Moledo, Cuesta e Moisés; Musto, Edenilson, Boschilia e Marcos Guilherme; D’Alessandro (Potker) e Guerrero.

Já o Grêmio, se voltar para o esquema tradicional, vai com: Vanderlei, Victor Ferrar, Geromel, Kannemann e Guilherme Guedes (substituto de Cortez); Maicon e Matheus Henrique; Jean Pyerre, Alisson, Everton e Diego Souza.

Para saber tudo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo