Automobilismo

W Series anuncia teste para novos talentos com brasileira Julia Ayoub

W Series fará testes para descobrir novos talentos nos Estados Unidos.

Foto: Divulgação / W Series

A W Series divulgou na quinta-feira, 13, que fará pela primeira vez um programa de testes e busca de novas pilotas para a categoria nos Estados Unidos. Nas duas primeiras temporadas da competição (2019 e 2021), apenas uma etapa foi fora da Europa, no último ano, no Circuito das Américas, em Austin. A lista de participantes inclui a brasileira de 16 anos, Julia Ayoub.

                 
(Divulgação / W Series)
W Series finalizou a sua segunda temporada no Texas (Divulgação / W Series)

O diretor esportivo da W Series, Dave Ryan, falou sobre os objetivos dessa base de testes fora da Europa. Segundo ele, a tentativa é de garimpar novos talentos não só para a temporada de 2022, mas para já achar talentos que futuramente possam adentrar na categoria:

— O objetivo desse teste é conhecer um novo grupo de pilotos e entender o que elas são capazes de fazer, enquanto acabamos a lista de pilotos da temporada de 2022 e olhamos para o futuro. Todas as pilotos que estarão conosco no Arizona já demonstraram potencial nas suas carreiras até agora, enquanto algumas estão a alguns anos de correrem na W Series, essa será a oportunidade de demonstrar suas habilidades e para nós acelerarmos seus desenvolvimentos.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

O período de cinco dias de teste será no Inde Motorsport Ranch, no Arizona, entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro de 2022, e marcará também o início da temporada de eventos na pista da W Series. As provas serão feitas em carros da F4 com especificações americanas e serão oferecidos pela organização.

A competição anunciou também a lista das catorze participantes do teste, com apenas cinco das confirmadas sendo acima dos 18 anos:

Nome, IdadePaís
Madison Aust, 16Estados Unidos
Julia Ayoub, 16Brasil
Tereza Babickova, 18Tchéquia
Lindsay Brewer, 24Estados Unidos
Léna Bühler, 24Suíça
Bianca Bustamante, 16Filipinas
Maite Cáceres, 19Uruguai
Chloe Chambers, 17Estados Unidos
Jorden Dolischka, 17Áustria
Emely De Heus, 18Países Baixos
Nicole Havrda, 15Canadá
Jem Hepworth, 21Reino Unido
Corinna Kamper, 27Áustria
Lola Lovinfosse, 16França
(Divulgação / Julia Ayoub)
As quatro finalistas do programa FIA – Girls on Track (na ordem, esq. para dir.: Laura Torras; Clarissa Dervic; Julia Ayoub; e Victoria Blokhina) (Divulgação / Julia Ayoub)

A única brasileira participante será Julia Ayoub, de 16 anos, pilota brasileira que em 2020 e 2021 foi finalista do programa de talentos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) Girls on Track. Ayoub ficou entre as quatro melhores colocadas nas duas edições, com o prêmio sendo uma vaga na Academia de Pilotos da Ferrari.

Julia Ayoub que já tem destaque no kart internacional, quando se classificou para disputar o Europeu e o Mundial de kart em 2019. Na final do Campeonato Brasileiro de Kart de 2021, chegou a final e foi a décima colocada na prova da classe Graduados B.

A W Series, categoria que organizará os testes, é uma competição de monopostos exclusivamente feminina no modelo Formula e ainda recebe reações diversas, desde os que acreditam que isso é seguir na segregação do esporte, até os que acham que é uma porta de entrada no automobilismo. De qualquer forma, a campeã das duas edições foi a promessa britânica Jamie Chadwick, de 23 anos, que também se tornou piloto de testes na Williams, da Fórmula 1.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo