Futebol americano

Washington Redskins mudará de nome e logo por conta de racismo

Divulgação/Washington Redskins

O Washington Redskins, equipe da NFL, anunciou nesta segunda-feira (13) que mudará de nome e logo, considerados pejorativos e racistas. Criado em 1971, o símbolo da franquia contém a imagem de um índio americano, e a expressão “Redskins” (pele vermelha, em português) é uma referência ao tom de pele dos indígenas.

                 

Grupos de defesa dos povos nativos-americanos consideram o termo ofensivo. Em junho, o presidente do Congresso Nacional dos Índios dos EUA, Fawn Sharp, disse que a expressão era uma “injúria racial” e pediu que os jogadores não atuassem mais pela equipe até a alteração do escudo.

O running back, Adrian Peterson (camisa 26) comemora o touchdown pela equipe.
Créditos: Facebook/Washington Redskins

MUDANÇA DE POSICIONAMENTO DO DONO

Segundo à ESPN americana, os executivos da franquia, no entanto, pretendem manter as cores vinho e dourada nos uniformes. O anúncio vai na contramão do que o dono da franquia, Dan Snyder, defendeu há alguns anos. Em 2003, ele disse ao site USA Today, que a alteração do logo ou nome nunca aconteceria. Snyder controla, junto a família, 60% das ações do Washington Redskins.

Contudo, o apelo dos fãs pela mudança se intensificou após as manifestações antirracistas que eclodiram nos EUA, a partir da morte de George Floyd. Na mesma época, um grupo de 87 investidores, responsável por investimentos de cerca de 3,2 trilhões de reais, enviou uma carta às empresas patrocinadoras da equipe, como PepsiCo, Walmart e FedEx. No comunicado, o grupo exigiu que as companhias interrompessem qualquer tipo de negócio com a franquia, até que houvesse uma mudança no nome.

Na esteira da pressão dos investidores, Walmart, Amazon e Nike anunciaram que não venderiam mais camisas ou qualquer tipo de material esportivo dos Redskins. No final, a imposição social e financeira falou mais alto.

NOVO NOME

Várias opções de nome já foram aventadas. Entre elas, as favoritas são Washington Redtails, Washington Warriors e Washington Redwolves.

Os fãs já começaram a desenvolver possíveis novos uniformes nas redes sociais, como os Redwolves. Crédito: Reprodução

SIGA O PERFIL DO ESPORTE NEWS MUNDO NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

4 Comments

4 Comments

  1. Pingback: Recebedor do Houston Texans, Kenny Stills, é preso durante protesto

  2. Pingback: NFL e proprietário do Washington Redskins se posicionam sobre denúncias de assédio

  3. Pingback: Washington Redskins passa a se chamar ‘Washington Football Team’

  4. Pingback: LeBron James brinca com novo nome da franquia de Washington na NFL: 'Isso é sério?'

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo