Cruzeiro

Anos de Europa, lesões e oscilação: qual ‘versão’ de Wellington Nem chega ao Cruzeiro?

Cruzeiro Wellington Nem // Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro
Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Na tarde de terça-feira (22), o Cruzeiro anunciou mais um reforço para a temporada, o atacante Wellington Nem. O jogador, que já esteve no mais alto patamar do futebol brasileiro, chega à Raposa com um status diferente do adquirido no início de carreira: de grande promessa à uma grande incógnita.

                 

O atleta, que já viveu momentos excelentes em sua carreira, sofre de oscilações. Após brilhar no Fluminense e ir à Europa, Wellington Nem conviveu com lesões e perda de espaço nos lugares em que passou. No Fortaleza, seu último clube, o atual reforço celeste assinou um contrato de apenas três meses e, por conta da falta de oportunidades, não renovou com a equipe nordestina.

Veja também: Leandro Carvalho entra no radar do Cruzeiro; clube aguarda situação do jogador no América-MG

O INÍCIO

Wellington Nem ganhou notoriedade no futebol em 2011, quando foi emprestado pelo Fluminense ao Figueirense. Com a camisa do alvinegro, o jovem fez grande temporada, recebendo o troféu Craque Revelação do campeonato nacional. Ao comando de Abel Braga, o atacante retornou ao tricolor carioca no ano seguinte e foi campeão Brasileiro.

Wellington Nem chegou a disputar a Libertadores pelo Fluminense // Foto: Dhavid Normando/Photocamera
Wellington Nem chegou a disputar a Libertadores pelo Fluminense // Foto: Dhavid Normando/Photocamera

SELEÇÃO BRASILEIRA

O atacante de beirada sempre foi figurinha carimbada na Seleção Brasileira de base, chegando a conquistar o Sul-Americano sub-17, em 2009. Já em 2012, ainda garoto, o jogador foi convocado para defender a amarelinha como profissional, fazendo sua estreia no amistoso contra a Dinamarca.

O ponta chegou a disputar, também, o Super Clássico das Américas, torneio no qual Brasil e Argentina convocam apenas atletas que atuam em seus países para rivalizar no maior confronto do continente. Wellington Nem, vestindo a canarinho, saiu vitorioso do embate.

O trio do Fluminense (Wellington Nem, Thiago Neves e Carlinhos) convocado para a Seleção Brasileira // Foto: Nelson Perez/Fluminense F.C.
O trio do Fluminense (Wellington Nem, Thiago Neves e Carlinhos) convocado para a Seleção Brasileira // Foto: Nelson Perez/Fluminense F.C.

Veja também: Cruzeiro não irá mais contratar o atacante Kekê; lesão inviabiliza a transferência

EUROPA

Tamanho brilho despertou os olhares de grandes times europeus, mas foi o Shakhtar Donetsk que contratou o jogador. O atleta, no entanto, não se firmou no antigo continente. Apesar da inconstância nas quatro temporadas na Ucrânia, Wellington Nem foi multi-campeão nacional, vencendo ligas e copas pela costa do Mar Negro.

AS LESÕES

No Shakhtar, o ponta-esquerdo havia sofrido algumas lesões, mas nada que pudesse atrapalhar de forma severa o seu rendimento. Em 2017, ainda com 25 anos, Nem foi contratado pelo São Paulo, por empréstimo, e chegou com grande expectativa da torcida. Após 24 jogos na equipe tricolor, em um jogo contra o Botafogo, o atacante se chocou com o zagueiro adversário e rompeu dois ligamentos do joelho direito.

A lesão ocorreu em agosto e, mesmo assim, o atleta não conseguiu se recuperar a tempo de finalizar a competição em seu país natal, retornando à Ucrânia antes do esperado. O jogador, além do problema no joelho, sofreu uma fissura na banda. As recuperações foram finalizadas apenas em março de 2018, totalizando mais de 230 dias longe dos gramados.

Em 2017, o São Paulo não vivia grande momento, e lutava contra o rebaixamento // (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net
Em 2017, o São Paulo não vivia grande momento, e lutava contra o rebaixamento // Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

O RETORNO

Wellington Nem retornou a campo ainda na temporada, 2017/2018, pelo Shakhtar, se tornando campeão novamente do Campeonato Ucraniano. Na temporada seguinte, o atacante foi mais aproveitado e conseguiu balançar as redes em algumas oportunidades.

Em 2019, o jogador voltou para casa: o Fluminense. Emprestado por um ano, o atleta aceitou reduzir seu salário para retornar ao clube que teve maior sucesso na carreira. O jogador, no entanto, sofreu com a rodagem de técnicos. O último, Marcão, não concedeu ao ponta as oportunidades que este estava recebendo com Fernando Diniz e Oswaldo de Oliveira. Assim, Wellington Nem volveu à Ucrânia.

Veja também: Cruzeiro está próximo de anunciar a contratação do lateral-direito Norberto, do CSA

SEU 2021

O atacante, sem oportunidades no Shakhtar, pediu rescisão contratual, fechando acordo com o Fortaleza. Na equipe tricolor, o já experiente jogador (29 anos) foi campeão do Campeonato Cearense, mas não recebeu muitas oportunidades para demonstrar seu futebol, ficando apenas três meses no time comandado, hoje, por Juan Pablo Vojvoda.

No primeiro mês no clube nordestino, Wellington Nem nem se quer entrou em campo // Foto: Bruno Oliveira / Fortaleza
No primeiro mês no clube nordestino, Wellington Nem nem se quer entrou em campo // Foto: Bruno Oliveira / Fortaleza

Por fim, Wellington Nem acertou sua vinda ao Cruzeiro, com um contrato de produtividade. O jogador chegou à Toca com o intuito de ajudar a equipe estrelada subir para a elite do futebol nacional. O atacante já fez seu primeiro treino com a camisa celeste e espera a regularização no BID para fazer sua estreia.

Para saber tudo sobre o Wellington Nem e o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo