Futebol Internacional

Willian supera Lucas Leiva e se torna o brasileiro com maior número de jogos na Premier League; veja lista

Foto: Glyn Kirk/AFP via Getty Images

Após oito temporadas no futebol inglês, Willian é o novo brasileiro recordista de jogos na história da Premier League. O meia-atacante de 32 anos alcançou a marca de 248 partidas ao entrar nos minutos finais da vitória do Arsenal sobre o Newcastle por 3 a 0, na tarde desta segunda-feira (18), superando Lucas Leiva, volante que disputou 247 jogos pelo Liverpool e dono do recorde até então.

Dividindo o Top 10 de brasileiros com maior número de jogos na Premier League, Fernandinho (Manchester City), David Luiz (Arsenal) e Firmino (Liverpool) são outros três jogadores em atividade na atual edição do campeonato que podem subir de posição na lista. A estatística leva em conta os jogos a partir da temporada 1992/1993, quando a principal competição da Inglaterra passou a ter este nome. Confira!

Top 10 brasileiros com mais jogos na Premier League

  1. Willian – 248 jogos
Foto: Laurence Griffiths/Getty Images

Com dois títulos do Campeonato Inglês na bagagem, Willian somou 234 jogos pelo Chelsea de 2013 a 2020 antes de ser negociado com o Arsenal nesta temporada. Recém-chegado nos Gunners, o meia-atacante ainda não se consolidou como titular no time de Mikel Arteta, mas já fez o bastante para marcar a história.

2. Lucas Leiva – 247 jogos

Foto: Clive Mason/Getty Images

Em dez temporadas seguidas vestindo a camisa do Liverpool, de 2007 a 2017, Lucas Leiva foi o primeiro brasileiro a superar os 200 jogos na Premier League. Atualmente, o volante joga pela Lazio, da Itália.

3. Fernandinho – 233 jogos

Foto: Michael Steele/Getty Images

Peça-chave no Manchester City de Pep Guardiola, Fernandinho chegou ao clube inglês na temporada 2013/14 e rapidamente se tornou uma das lideranças do elenco.

4. David Luiz – 203 jogos

Foto: Marc Atkins/Getty Images

Antes de se transferir para o Arsenal em agosto de 2019, David Luiz teve duas passagens pelo Chelsea, onde disputou a maior parte de seus jogos na Premier League em sete temporadas. Das 203 atuações do zagueiro na competição, 160 foram pelos Blues.

5. Gomes – 195 jogos

Foto: Shaun Botterill/Getty Images

Da tríplice coroa com o Cruzeiro em 2003 para o mundo, Heurelho Gomes defendeu os escudos de Tottenham e Watford na Inglaterra antes de pendurar as luvas em outubro do ano passado.

6. Roberto Firmino – 193 jogos

Foto: Matthias Hangst/Getty Images

No Liverpool desde a temporada 2015/16, Firmino é um dos destaques do time de Jürgen Klopp e participou ativamente das conquistas da Premier League, Liga dos Campeões e Mundial de Clubes da FIFA com os Reds.

7. Gilberto Silva – 170 jogos

Foto: Chris Young/AFP via Getty Images

Campeão mundial com a Seleção Brasileira, o ex-volante defendeu o Arsenal de 2002 a 2008. Em seis temporadas, Gilberto Silva faturou um título da Premier League.

8. Ramires – 159 jogos

Foto: Ian Walton/Getty Images

O volante brasileiro atuou pelo Chelsea de 2010 a 2016 e foi campeão da Champions League e do Campeonato Inglês. Após uma passagem de um ano e meio pelo Palmeiras, Ramires está sem clube atualmente.

9. Philippe Coutinho – 152 jogos

Foto: Jan Kruger/Getty Images

O meia-atacante defendeu o Liverpool de 2013 a 2018, quando trocou os Reds pelo Barcelona por 130 milhões de euros e se tornou a maior venda do futebol inglês e a contratação mais cara da história do time catalão. Além disso, a transferência de Philippe Coutinho da Inglaterra para a Espanha é a segunda maior da história do futebol, só é superada pelos 222 milhões pagos pelo PSG por Neymar em 2017.

10. Emerson Thome – 152 jogos

Foto: Craig Prentis/Allsport

Após se destacar no Sheffield Wednesday nas temporadas de 1997/98 e 1998/99, Emerson foi contratado pelo Chelsea e se tornou o primeiro brasileiro da história a vestir a camisa do clube londrino. Sem muito espaço na equipe, o ex-zagueiro disputou apenas 21 jogos pelos Blues na Premier League, mas teve passagens por outros quatro clubes da Inglaterra: Sunderland, Bolton Wanderers, Wigan Athletic e Derby County.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo