Mais Esportes

Wolff torce por volta de Hamilton em 2022: ‘Espero que continue correndo’

Foto: Divulgação / Mercedes AMG F1

A temporada da Fórmula 1 em 2021 oficialmente acabou junto aos treinos de pós-temporada em Abu-Dhabi, realizados nos últimos dias. Ainda assim, a Mercedes ainda reflete sobre o que aconteceu nas voltas finais do GP dos Emirados Árabes Unidos, quando Hamilton viu seu oitavo título escapar para Max Verstappen.

                 
(Divulgação / Mercedes AMG F1)
Wolff falou em “estresse, dor e desilusão” após título de Max Verstappen (Divulgação / Mercedes AMG F1)

Logo após o título mundial do holandês, a equipe alemã entrou com protestos, seguidos de potenciais apelações que levariam a decisão para a Corte Arbitral do Esporte. No entanto, na manhã desta quinta-feira, 16, a Mercedes anunciou que desistiria de todo o processo, parabenizando a Red Bull e Verstappen pelo campeonato.

Mesmo com isso, Toto Wolff, o CEO da equipe na Fórmula 1, se diz completamente ‘desiludido’, assim como o heptacampeão. Para o austríaco, princípios do esporte foram rompidos na decisão em Abu Dhabi e isso vai perdurar para as próximas etapas:

— Lewis e eu estamos desiludidos no momento. Não com o esporte, nós amamos esse esporte com todos os ossos do nosso corpo, e o amamos porque o cronômetro nunca mente. Mas se quebramos o fundamento principal de justiça e autenticidade no esporte, então, de repente, o cronômetro para de ser relevante, porque ficamos expostos para decisões aleatórias, e você perde o amor por isso.

— Então vai demorar para nós digerirmos tudo que aconteceu no domingo. Eu acho que nós nunca vamos superar. Não é possível, e certamente não é para ele como piloto. Eu espero muito que nós dois, e o resto da equipe, trabalhemos pelos eventos, e nós podemos, junto com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e a Fórmula 1, utilizar a situação para melhorar o esporte no futuro.

(Divulgação / Mercedes AMG F1)
Toto se juntou à Mercedes em 2013 e foi campeão de 8 de 9 temporadas (Divulgação / Mercedes AMG F1)

Se o resultado do Campeonato de Pilotos da categoria não vai ser revertido, a FIA levou em consideração as reclamações envolvidas na última etapa e, num anúncio desta quinta-feira, divulgou uma proposta do presidente da FIA para o Conselho Mundial do Automobilismo com a promessa de “uma análise detalhada junto a um exercício de esclarecimento para o futuro com todas as partes envolvidas”. De acordo com a própria FIA, esse processo deverá ser positivo não só para a Fórmula 1, quanto para todas as competições da Federação.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Sobre o retorno de Lewis Hamilton, que tem contrato até 2023 com a Mercedes, Wolff disse não ter segurança que o britânico conseguirá voltar a correr em 2022, e simplesmente torce e espera que sim. Lewis não foi aos treinos pós-temporada (o único junto com Mazepin, que testou positivo para COVID-19), e não comentou sobre a polêmica após a final em Abu Dhabi, sendo mais recentemente condecorado Cavaleiro da Ordem do Império Britânico:

— Numa visão humana, é tão difícil [continuar] porque é tão decepcionante. Você nunca pode perder o contexto mais amplo da vida. Fórmula 1 é só um esporte, coisas muito piores acontecem lá fora e nós não podemos cair na armadilha de pensar que isso é a coisa mais importante no mundo. […] Então eu espero muito que Lewis continue correndo, porque ele é um dos melhores do todos os tempos. […] Estaremos trabalhando através dos eventos nas próximas semanas e meses, e como um piloto, seu coração precisará falar ‘Eu preciso continuar’ porque ele está no auge do seu ritmo.

Com os eventos controversos do último domingo na Fórmula 1, a Mercedes optou por ‘boicotar’ o evento de premiação da FIA, portanto não enviou os carros campeões da Formula E e da Fórmula 1. A celebração também não terá a presença de Toto Wolff e Lewis Hamilton, mesmo com presença obrigatória e prevista no regulamento para o último. O austríaco comentou que não vai ao evento de gala da Federação por “lealdade a Hamilton e por integridade pessoal”.

(Divulgação / FIA)
Únicos carros que não estarão no festival serão os campeões da Mercedes (Divulgação / FIA)

Os testes de pré-temporada para 2022 na Fórmula 1 estão previstos para os dias 23 a 25 de fevereiro, em Barcelona, e 11 a 13 de março no Bahrein, mesmo circuito onde começa a temporada oficial no dia 18 de março.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo