Futebol Internacional

Wolfsburg empata com RB Leipzig e garante vaga na próxima Liga dos Campeões

Divulgação/DieRotenBullen

Depois de seis anos, o Wolfsburg está de volta à Liga dos Campeões. O time de Oliver Glasner visitou o vice-colocado, RB Leipzig, neste domingo (dia 16) e empatou em 2 a 2, em confronto válido pela penúltima rodada da Bundesliga. Maximilian Phillipp foi o autor dos dois gols dos visitantes. Justin Kluivert e Marcel Sabitzer marcaram para os mandantes. Com o resultado, Os Lobos vão a 61 pontos, caem para a quarta colocação devido à vitória do Borussia Dortmund na rodada, mas não podem ser alcançados pelo Eintracht Frankfurt, quinto colocado, que perdeu para o lanterna – Schalke 04 – e estacionou nos 57 pontos. Já os Touros Vermelhos garantem a segunda posição na Bundesliga: chegam a 65 pontos, quatro a mais que a equipe de Haaland.

A última classificação do Wolfsburg para a Liga dos Campeões havia sido na temporada 2014-2015, quando a equipe de Kevin De Bruyne e dos brasileiros Luiz Gustavo e Naldo terminaram em segundo lugar na Bundesliga e conquistaram a Copa da Alemanha.

No duelo entre as duas melhores defesas da competição, ambas foram vencidas pelos ataques adversários. No primeiro tempo, o Wolfsburg aproveitou os erros na saída de bola do adversário e os espaços deixados para contra ataque e foi para o intervalo com dois gols de vantagem. No segundo tempo, O RB Leipzig melhorou e, por meio de lançamentos de Sabitzer, ofereceu perigo e furou a defesa dos Lobos. Os goleiros Casteels e Gulácsi permanecem como os atletas com mais jogos sem sofrer gols na competição: 14 para o belga e 15 para o húngaro.

+ Bayern de Munique empata com Freiburg em dia de recorde de Lewandowski na Bundesliga

Construção da vantagem do Wolfsburg

O Wolfsburg foi superior na primeira etapa. Apesar de ter tido menos posse de bola, foi preciso nos contra ataques e intenso na marcação. Foram 11 finalizações dos visitantes contra cinco dos mandantes. Com seis minutos de partida, os Lobos tiveram duas boas chances. Aos 5′, Mbabu avançou pela direita e cruzou rasteiro para Weghorst, que rolou atrás para Phillipp chutar, mas ele pegou fraco e Gulácsi segurou firme. Aos 6′, Schlager escapou da falta e encontrou Baku livre na direita. O ponta dominou e tentou tirar a bola do goleiro, mas errou o alvo por pouco.

Aos 12′, Arnold tocou para Phillipp na entrada da área. O meia levantou a bola com o pé esquerdo, chutou com a canhota sem deixá-la cair e acertou o ângulo para abrir o placar. Aos 25′, Weghorst quase ampliou a vantagem. O atacante Poulsen, do Leipzig, foi lançado no ataque, mas o goleiro Casteels saiu do gol, tomou a bola e ligou imediatamente Baku na direita. Após a construção do contra ataque, o centroavante holandês dominou na entrada da área e bateu colocado, mas a finalização parou na trave.

Depois de sofrer o gol, o RB Leipzig tentou agredir mais o adversário. As principais chances foram aos 29′ e 30′. Na primeira, Forsberg lançou Nkunku dentro da área. O atacante francês finalizou, mas Casteels saiu do gol e fez boa defesa. Na segunda oportunidade, Orban interceptou passe no ataque, e a bola sobrou para Poulsen. Ele tocou para Forsberg, que encontrou o próprio Orban na área. O zagueiro chutou de primeira, mas Mbabu bloqueou na hora certa e evitou o empate.

Nos acréscimos, Sabitzer perdeu a bola na defesa, Gerhardt deu uma caneta no marcador e ligou Baku na direita. Ele cruzou e Phillipp se antecipou à marcação de Konaté para marcar seu segundo gol na partida.

+ Dortmund vence Mainz fora de casa e garante a vaga na próxima Champions League

Crescimento do RB Leipzig

O RB Leipzig voltou do intervalo com Angeliño e Haidara para dar mais qualidade nas alas. Além disso, a equipe de Nagelsmann melhorou e conseguiu chegar mais ao ataque. Aos 51′, Sabitzer deu um lançamento preciso para Kluivert, que dominou tirando de Mbabu, cortou mais uma vez para deixar o marcador no solo e enganar o goleiro. Finalizou, finalmente, com o potente pé esquerdo para diminuir o placar.

Aos 67′, o RB Leipzig teve oportunidade semelhante à do gol. Sabitzer lançou Kluivert. O holandês dominou no peito, mas a bola escapou e ele dividiu com Casteels. Na sobra, a zaga afastou o perigo.

Aos 77′, Paulo Otávio dividiu a bola dentro da área com Haidara, mas o jogador da seleção de Mali chegou primeiro e foi atingido pelo brasileiro. O árbitro, num primeiro momento, havia marcado falta do ala do RB Leipzig, mas, após consulta ao VAR, corrigiu e assinalou o pênalti. Na cobrança, Sabitzer deslocou com categoria o goleiro Casteels e empatou a partida.

Aos 80′, Nkunku cobrou escanteio na cabeça de Hwang, mas Casteels fez a defesa segura.

+ Borussia Dortmund goleia RB Leipzig e é campeão da Copa da Alemanha

Próximos compromissos

No último jogo da temporada para ambas as equipes, Julian Nagelsmann e Dayot Upamecano – que estão a caminho do Bayern de Munique – vão se despedir do RB Leipzig. O time viajará até a capital alemã para enfrentar o Union Berlin, que busca a classificação para a Liga Europa pela segunda vez em sua História. Já o Wolfsburg vai encerrar sua participação na Bundesliga em casa contra o Mainz 05, que não corre mais risco de ser rebaixado.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Click to comment

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

To Top