Cruzeiro

Yeison Guzmán: veja análise e números do possível reforço do Cruzeiro

Yeison Guzmán: veja análise e números do possível reforço do Cruzeiro

O torcedor do Cruzeiro vive a expectativa de reforços para a continuidade de 2021 e a bola da vez é aquele que seria a principal contratação do clube para a temporada: o meia Yeison Guzmán, de 23 anos, que atualmente pertence ao Envigado, da Colômbia. O jogador chegaria em definitivo, com sua compra apoiada por um parceiro do clube.

                 

Apesar de suas boas credenciais, muitos torcedores não conhecem o jogador, até mesmo por ele atuar num clube de menor expressão na Colômbia. Por isso, o ENM separou algumas estatísticas, compiladas pelo site especializado SofaScore, do jogador atuando pelo Envigado na temporada 2021. Confira:

Posicionamento

Yeison Guzmán é um meia armador, de 1,70m e 65 kg, muitas vezes classificado na Colômbia como um “10 clássico”, que atua na criação e chega à frente para finalizar. Destro, o jogador se movimenta bastante pelo campo, mas com uma propensão maior de cair pela esquerda e pelo centro do ataque, o que indica um movimento comum de carregar a bola com o “pé trocado”, para facilitar a finalização.

O mapa de calor de Guzmán mostra também que ele não costuma fazer jogadas de linha de fundo com a mesma frequência, o que pode render uma boa parceria com os rápidos pontas do Cruzeiro. Além de sua posição natural, de meia-atacante, o camisa 10 do Envigado também pode jogar mais avançado como atacante, ou ligeiramente mais recuado, em ambos caindo pelo lado esquerdo.

Yeison Guzmán: veja análise e números do possível reforço do Cruzeiro
Imagem: Reprodução/SofaScore

No mapa de calor também é possível ver que o jogador é o batedor de escanteios do Envigado, o que revela mais uma de suas especialidades: as bolas paradas. O jogador tem alguns gols de falta na carreira e é o dono deste tipo de lance em seu clube. Pelos vídeos do jogador na internet, é possível observar que seus gols em tiros livres saem de bolas mais próximas da área, com finalizações colocadas, o que pode ser interessante, já que Rafael Sóbis, o batedor oficial do Cruzeiro, costuma arrematar com força.

Deixo abaixo um vídeo de análise gravado pelo jornalista João Vitor Nunes, do La Cancha FC, portal especializado em futebol sul-americano.

Veja também: Cruzeiro entra na briga com Atlético-MG, Grêmio e Flamengo por jovem promessa do Botafogo-SP

Números de Yeison Guzmán em 2021

Até agora, em 2021, Yeison Guzmán disputou 17 partidas pelo Envigado, iniciando todas como titular. A média de 86 minutos por jogo mostra que o jogador não costuma ser substituído e que quando é, isso costuma acontecer já nos momentos finais das partidas. Além disso, ele apareceu na “Equipe da Semana” do SofaScore, time montado com os jogadores de melhor nota nas rodadas de cada campeonato, em cinco oportunidades.

Atacando

Guzmán marcou quatro gols em 2021, o que dá um em cada 367 minutos jogados, uma média de 0,2 por partida. É importante ressaltar que seu clube, o Envigado, não está entre os de maior expressão na Colômbia e faz temporada ruim, estando na 15ª colocação, numa liga que conta com 19 times. São apenas três vitórias em 17 partidas até aqui. O meia tem média de 2,3 finalizações por jogo e ainda não perdeu nenhuma grande chance no ano. Se aparece, ele guarda.

Criando

É na criação de oportunidades que Guzmán mais se destaca. São três assistências distribuídas na temporada, além de mais cinco grandes chances criadas. A média de passes decisivos por jogo também é boa, 2,4. Somando-a com a de finalizações, mostra um jogador bastante atuante ofensivamente.

Yeison Guzmán dá 51,1 toques na bola por jogo e tem uma média de 28,8 passes certos, o que representa 80% dos que tenta. Esses dados cruzados podem significar que ele é um jogador que não carrega a bola em demasia, buscando opções mais frequentemente.

Sua atuação no campo de defesa adversário fica mais claro com 21.1 de seus passes acontecendo neste setor do campo, tendo 69% de acerto, o que indica a tentativa maior de passes mais ousados. Dentre os 9.1 passes que tenta em seu próprio campo defensivo, Yeison acerta 93% deles, provavelmente por serem de maior segurança. Além disso, o jogador tenta 2.7 bolas longas, 2.5 lançamentos e 1.5 cruzamentos por jogo, tendo sucesso em, respectivamente, 57%, 43% e 32% dos que tenta.

Veja também: Cruzeiro fica próximo de anunciar duas promessas da base do São Paulo para equipe sub-20

Yeison Guzmán: veja análise e números do possível reforço do Cruzeiro
Foto: Divulgação/Envigado

Defendendo

Como é um jogador bastante ofensivo, os números defensivos de Yeison Guzmán são bem básicos. Média de 0,3 interceptações e desarmes por jogo, além de ganhar a posse no último terço de campo 0,9 vezes a cada partida. O jogador sofre um drible a cada dois jogos e ainda não realizou nenhum corte.

Além disso, Guzmán não cometeu erros que se converteram em gols ou finalizações para os adversários, além de não ter cometido pênaltis. Sua média de faltas cometidas também é baixa, uma a cada cinco partidas e ele recebeu somente um cartão, sendo ele amarelo, em 2021.

Com a bola

Yeison Guzmán tem uma média de 0,4 dribles por partida, 33% dos que tenta, 2,2 disputas de bola vencidas, 39% das que entra, e 14,1 perdas de posse de bola por jogo. Ele vence 1,9 duelos por bola no chão e 0,4 pelo alto, 46% e 21% dos que tenta, respectivamente.

Além disso, Yeison sofre 1,2 faltas a cada partida e fica em impedimento uma vez a cada cinco jogos. O jogador tem nota média de 7.35 no SofaScore, ótimo número, ainda mais se considerar a fase vivida por seu clube no campeonato nacional.

Yeison Guzmán: veja análise e números do possível reforço do Cruzeiro
Foto: Divulgação/Envigado

Situação da negociação

A expectativa é que a negociação com Guzmán se resolva ainda nesta semana e que o jogador possa ser anunciado como mais novo reforço do Cruzeiro para a temporada que tem como foco o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. De acordo com o setorista Samuel Venâncio, da Rádio Itatiaia, o jogador chegaria ao time celeste recebendo um salário menor que o teto estipulado pela diretoria celeste e que o passe do jogador custaria ao clube menos que os 2 milhões de dólares especulados pela imprensa num primeiro momento.

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo