Paralimpíadas

Yeltsin Jacques conquista o ouro nos 5000m rasos T11 em Tóquio

Twitter: Paralympic Games

Em uma prova emocionante, que marca um momento histórico, o brasileiro Yeltsin Jacques foi campeão paralímpico nos 5000m rasos T11, em competição disputada na noite desta quinta-feira (26).

                 

Yeltsin, que foi campeão do Parapan de 2015 nos 5000m e nos 1500m T12, chegou com um dos fortes candidatos ao pódio e cumpriu o esperado, conquistando o ouro para o Brasil. Em entrevista após a corrida, ele revelou que a esposa foi uma das principais conselheiras, que ajudaram o atleta a chegar ao título e a traçar a estratégia perfeita.

Foi uma prova de bastante estratégia. Eu já tinha definido uma estratégia prévia próxima a isso e os meninos (guias) foram me passando todas as informações. Já vimos quem era quem, aí quando o Carlos (guia) entrou e me avisou, é o queniano e o japonês. Como a minha esposa tinha estudado antes, ela me falou tudo que tinha que fazer – comentou o medalhista paralímpico.

A prova começou com Yeltsin sendo um pouco mais conservador, ao contrário do que era esperado, mas pouco antes da marca de 1400m, o brasileiro resolveu atacar e assumiu a liderança da prova, onde se manteve até o final. O queniano Rodgers Kiprop era o único ameaçando o brasileiro, mas não conseguiu acompanhar o ritmo.

+ Acompanhe os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 com o Esporte News Mundo

O verdadeiro susto aconteceu nos 400m finais, quando o japonês Kenya Karasawa ultrapassou Yeltsin e abriu boa vantagem na liderança. A distância parecia irrecuperável, mas o brasileiro deu o sprint final que supero o anfitrião e voltou ao primeiro lugar, finalizando a prova na liderança, com o tempo de 15min13s62, cerca de dois segundos do recorde mundial.

Os japoneses Kenya Karasawa e Shinya Wada completaram o pódio, enquanto Júlio César dos Santos, outro brasileiro da competição, terminou em sétimo lugar.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo