Automobilismo

Zhou usará número de lenda do basquete em sua primeira temporada da F1

Foto:Divulgação/Guanyu Zhou

Estreante na próxima temporada da Fórmula 1, Guanyu Zhou revelou ao público que correrá no seu primeiro ano da categoria com o número 24 em seu carro. O motivo é especial para o piloto chinês: o novato vai homenagear a lenda Kobe Bryant do Los Angeles Lakers, a estrela do basquetebol morreu em um acidente de helicóptero na Califórnia no começo de 2020, Zhou tinha Kobe como ídolo.

– Kobe Bryant foi uma grande inspiração para mim quando eu estava mais interessado em basquete do que em automobilismo. Além disso, 24 é quatro vezes seis, e seis é um número de sorte no meu país – revelou o piloto de 22 anos.

Guanyu Zhou nos testes de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi — Foto: Joe Portlock - Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Guanyu Zhou usou o número nos testes de pré temporada – Foto:Joe Portlock/Formula 1

Zhou esse ano disputou a Fórmula 2 e por grande parte da temporada esteve batalhando pelo título com o rival Oscar Piastri, porém na reta final do ano o chinês perdeu um pouco do gás e viu o australiano se sagrar campeão da categoria. Durante toda essa última temporada Zhou correu com um capacete amarelo e roxo, cores do Los Angeles Lakers, time em que Kobe fez história na NBA.

+ Lewis Hamilton está com futuro incerto na Fórmula 1, segundo imprensa

O piloto terminou o ano na terceira colocação da F2, com quatro vitórias e cinco pódios. No final do ano passado, ele foi anunciado como novo reforço da Alfa Romeo para a temporada de 2022 da Fórmula 1, substituindo Antonio Giovinazzi.

Maior mercado estrangeiro da NBA

O país de Guanyu Zhou hoje é o maior mercado estrangeiro da NBA, atrás do país asiático está o Brasil como o segundo país que mais consome o esporte.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

O esporte ficou muito famoso por causa da influência de Yao Ming, astro do Houston Rockets; antes da sua chegada na liga americana, 37 milhões de chineses eram fãs de basquete. Depois da chegada do ex-pivô, o número explodiu para mais de 300 milhões fãs.

basquete camisa yao ming houston rockets — Foto: Getty Images
Yao Ming jogando pelo Houston Rockets – Foto:Getty Images

Yao Ming, que ainda disputou as Olimpíadas de Sydney em 2000, Atenas em 2004 e Pequim, em 2008, foi draftado pelos Rockets em 2002 e eleito novato do ano na temporada. Ele se aposentou em 2011.

Depois da passagem meteórica do pivô a China teve outros cinco representantes na NBA, incluindo Wang Zhizhi, o primeiro chinês na liga em 2000, e o último, Zhou Qi, pivô que se retirou dos Estados Unidos em 2019.

A relação de ídolo com o camisa 24 do Lakers veio também por causa da mentalidade praticada pelo ex-atleta.

– O que mais me impressionava era sua ética de trabalho. Embora ele fosse considerado o melhor jogador de seu tempo pelo talento, ele trabalhava incansavelmente. Às quatro da manhã, começava a treinar, levava os filhos para a escola e continuava se exercitando.

Para a temporada que está prestes a começar Zhou será o único novato na Fórmula 1. Seu companheiro esse ano será o ex-Mercedes Valtteri Bottas, o finlandês substituirá o lendário Kimi Raikonnen que se aposentou na última temporada.

A temporada 2022 da categoria inicia em 20 de março, com o Grande Prêmio do Bahrein. Antes, os pilotos conhecerão o novo carro da Fórmula 1 nos testes de pré-temporada no Circuito de Barcelona, na Catalunha, entre os dias 23 e 25 de fevereiro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo