Olimpíadas

Jogos Olímpicos: Zverev derrota russo e é campeão masculino de simples do tênis

Divulgação/ITF

A segunda final do domingo (1/8) no tênis envolveu o torneio masculino de simples. O ouro foi decidido entre o alemão Alexander Zverev e Karen Khachanov, do Comitê Olímpico Russo.

                 

E foi uma partida sem grandes dificuldades para o alemão. Embora tenha sofrido em alguns games, o quinto colocado do Ranking da ATP e algoz de Novak Djokovic dominou a partida e conquistou o ouro por 2 sets a 0, parciais de 6-3 e 6-1

Como foi o jogo

Disposto a mostrar que iria lutar para surpreender, Khachanov saiu na frente de Zverev no primeiro set. O alemão deu o troco no game seguinte para empatar a partida e viraria posteriormente o game seguinte, ambos sem maiores problemas para isto.

Zverev foi começando a abrir vantagem, mas o russo equilibrava o jogo e deixou a partida em 3 a 2 favoráveis ao alemão ao confirmar o serviço no quinto game. O sexto game teve Zverev abrindo 40-15, o atleta do Comitê Olímpico Russo reagiu e conseguiu o 40-40, mas perdeu a chance da quebra de serviço na primeira vantagem. Quando foi a chance do alemão tê-la, fechou o game a seu favor

Siga Ao Vivo os JOGOS OLÍMPICOS no Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook .

Com 4 a 2 à frente, o quinto colocado do Ranking da ATP viu o rival não querer lhe dar trégua no game seguinte e o ganhar para encostar no placar. No oitavo game, Zverev abriu vantagem, viu Khachanov encostar, mas confirmaria o serviço. O nono set foi bem disputado e viu o russo ficar perto da vitória, mas o alemão empatar. Na primeira vantagem, Zverev não conseguiu a quebra de serviço. O atleta do Comitê Olímpico russo não conseguiria a confirmação assim que teve sua chance. Mas na segunda oportunidade o alemão quebrou o serviço para vencer o primeiro set em 6 a 3, com 43 minutos de duração.

Com facilidade, Alexander Zverev abriu o placar do segundo set. E até teve chances da quebra de serviço no segundo game, mas o russo foi atrás e faria o ‘deuce’. Só que o tenista alemão aproveitou a vantagem para ampliar o marcador e chegar a 3 games a 0 a favor. Khachanov procurava pressionar e reagir, mas até essa altura do jogo não tinha sucesso,

No quarto game, a disputa se tornou mais intensa e o jogo foi para o ‘deuce’, para o russo não converter a primeira vantagem. A primeira chance do alemão também não foi efetiva, assim como a segunda vantagem de Khachanov. Quando Zverev teve nova chance, efetuou e chegou ao 4 a 0.

Clique aqui para conferir a agenda completa de todas as modalidades

Sem dificuldades, o alemão venceria o quinto game. A possibilidade de fechar a partida com um ‘pneu’ no segundo set começaria a se tornar real. Mas o russo tratou de evitar que isto acontecesse e venceu o sexto game. Mas a reação não se concretizaria e com 6 a 1 em 36 minutos de segundo set, Alexander Zverev conquistou o ouro olímpico.

É o primeiro ouro da Alemanha no torneio masculino de simples e a quarta medalha do país no tênis, antes tendo conquistado com Otto Froitzheim (prata em Londres-1908), Oscar Kreuzer (bronze em Estocolmo-1912) e Tommy Haas (prata em Sydney-2020). Dentre todas as denominações russas, esta é a terceira medalha e a primeira de prata. Antes, Yevgeny Kafelnikov foi ouro em 2000, vencendo o próprio Haas na decisão e Andrei Cherkasov, representando a Equipe Unificada, foi bronze em Barcelona-1992.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo