Futebol Internacional
20 jogadores para os quais os especialistas previram um futuro brilhante
— Continua depois da publicidade —
Os jovens talentos do futebol aparecem todos os anos. Mas nem todos conseguem atingir as alturas esperadas.
Michael Owen
Em 1996 ele tinha 16 anos de idade e pertencia ao Liverpool. De 1997 a 2004, Michael Owen foi dedicado ao clube e se tornou seu artilheiro. Em 1998, como “criança prodígio”, ele jogou pela Inglaterra na Copa do Mundo, e três anos depois ganhou a Bola de Ouro como o melhor jogador de futebol da Europa. Ele marcou 40 gols para a seleção nacional. Em seu caso, os especialistas estavam 100% certos.
Apostar no Brasil em jovens jogadores de futebol pode ser lucrativo. 188bet é confiável um agente de apostas e oferece não apenas grandes chances, mas também generosos bônus.
Ramo Michael
Em 1996, o atacante Michael Branch, aos 18 anos de idade, era um grande talento para a Everton. No entanto, ele nunca jogou na Premier League, aparecendo apenas em competições inferiores e uma vez em uma camisa sub-21 da Inglaterra.
Houve um momento memorável em sua carreira. Em uma partida do Wolverhampton contra Nottingham Forest em 2000, o adversário parou a bola para permitir a assistência a um jogador lesionado, Branch aproveitou e mandou a bola para a rede. O gol foi contado. Ele cumpriu sete anos de prisão por tráfico de drogas em 2012. Em seu caso, os especialistas estavam muito enganados.
Jody Morris
Em 1996 Jody Morris tinha 17 anos de idade e era jogador do Chelsea. O meio-campista central passou oito temporadas no clube londrino, durante as quais jogou 124 jogos do campeonato, marcou cinco gols e ganhou a Copa dos Vencedores da Copa e a FA Cup. Ele partiu para o Leeds em 2003 e passou a temporada 2012/13 no Bristol City, mas só participou de quatro jogos.
Sua carreira certamente não pode ser chamada de “estelar” e foi ainda mais manchada por escândalos. Em setembro de 2001, ele estava entre um grupo de vários jogadores bêbados do Chelsea que zombavam dos turistas americanos no aeroporto de Heathrow horas após os ataques terroristas em Nova York. Em 2006, ele foi preso e condenado por dirigir embriagado. Ele perdeu sua licença por quatro anos e cumpriu 80 horas de serviço comunitário.
Marlon Broomes
Em 1996, o zagueiro Marlon Broomes, de 18 anos, era considerado um dos maiores talentos do futebol inglês, mas não correspondeu às expectativas. Ele jogou duas vezes pela seleção sub-20 e, quantas vezes, apareceu em campo na seleção sub-21. Ele foi lembrado por nada mais.
Kevin Nicholls
Na época em que os especialistas compilaram esta seleção, o meio-campista central Kevin Nicholls tinha 17 anos e pertencia à equipe de Charlton. Ele passou a maior parte de sua carreira em Luton, onde jogou cinco temporadas. Depois de se aposentar do treinamento ativo em 2010, ele trabalhou para uma agência de futebol como caçador de talentos. Sua carreira como jogador estava longe de se destacar.
John Curtis
John Curtis, de 17 anos, do Manchester United, deveria ser o futuro capitão da seleção inglesa. Isso foi o que os especialistas disseram em 1996. Mas o talentoso meio-campista defensivo jogou apenas 13 partidas em Old Trafford.
Curtis passou três temporadas no Blackburn e, no final de sua carreira, foi para a Austrália para continuar jogando lá. Ele fez quatro partidas pela seleção da Inglaterra.
Lee Shearer
O meio-campista do Leighton Orient Lee Shearer tinha 18 anos em 1996, e se alguém esperava que ele jogasse na Premier League em breve, ele estava completamente errado. Ele não jogou um único jogo na Premier League inglesa.
Darren Fitzgerald
Em 1996, o atacante da Irlanda do Norte Darren Fitzgerald tinha 17 anos de idade e era jogador do Glasgow Rangers. Ele passou a maior parte de sua carreira nas ligas menores. Ele participou pela última vez de um jogo em 2008.
Mark Gower
Especialistas previram uma grande carreira para o meio-campista Mark Gower de 17 anos no Tottenham em 1996, mas ele não jogou uma única partida lá. Ele se mudou para o Barnet em 2001 e depois jogou por cinco anos no Southend. Ele deixou Charlton após a temporada 2013/14. Um ano depois, porém, ele voltou ao campo e jogou duas partidas na sexta divisão inglesa pelo Ebbsfleet United.
Jamie Buchan
O meio-campista de 19 anos foi um jogador do Aberdeen em 1996. Entretanto, o filho da lenda Martin Buchan, ex-Manchester United, estava longe de ser tão bom jogador de futebol quanto seu pai. Ele passou toda sua carreira na Escócia.
Lee Jarman
Aos dezoito anos de idade, o corpulento zagueiro Lee Jarman era uma grande perspectiva de Cardiff, mas além de nove jogos para a equipe galesa sub-21, ele só lutou nas competições mais baixas. Um dos muitos que não cumpriu com um décimo das expectativas depositadas nele.
Andy Gray
Em 1996, Andy Gray tinha 18 anos e era considerado um dos maiores talentos do futebol escocês. No entanto, o atacante do Leeds United jogou apenas dois jogos pela seleção nacional. Ele passou a maior parte de sua carreira no Barnsley antes de retornar a Bradford em 2013, onde ele já havia jogado de 2002 a 2004, e terminou sua carreira profissional também lá.
Michael Bridges
Em 1996, Michael Bridges tinha 17 anos de idade e era jogador do Sunderland. Quatro anos mais tarde, ele foi um grande contribuinte para o fantástico desempenho do Leeds na Premier League. O clube terminou em terceiro lugar e Michael Bridges ajudou a fazer com que isso acontecesse ao marcar vários gols.
Ele jogou onze partidas pelo time sub-21 da Inglaterra, mas nunca chegou ao elenco principal. Ele teve azar no momento em que grande parte de sua carreira foi prejudicada por lesões.
Richard Wright
Há vinte e quatro anos, o goleiro de 18 anos da Ipswich, Richard Wright, tinha grandes esperanças. Ele conseguiu jogar no Arsenal, Everton e West Ham, mas não conseguiu entrar na elite do futebol em nenhum lugar.
Em 2012, ele assinou um contrato de um ano com o Manchester City, mas nunca chegou a entrar em campo. Nas temporadas seguintes, ele sempre renovou seu contrato por um ano, mas não jogou um único jogo. Em maio de 2016, ele finalmente pendurou suas chuteiras.
Rio Ferdinand
Rio Ferdinand, zagueiro de 19 anos, foi jogador do West Ham United em 1996. Ele se mudou para o Leeds em 2000, de onde Alex Ferguson o levou para o Manchester United dois anos mais tarde.
Ferdinand tornou-se seis vezes campeão da Liga Inglesa e ganhou a FA Cup, assim como a Champions League. Depois de deixar o Manchester United, ele terminou sua carreira no Queens Park Rangers. Em seu caso, os especialistas (como exceção) previram tudo corretamente – ele foi uma estrela de primeira grandeza.
Grant Brebner
Em 1996, o meio-campista Grant Brebner tinha dezoito anos de idade e pertencia ao Manchester United. Mas ele nunca jogou por isso e em 1998 ele se mudou para Reading, de onde depois de uma temporada foi para a Escócia, onde passou cinco anos no Hilburnian e dois no Dundee United.
Em 2006, ele foi para o outro lado do mundo e assinou um contrato de seis anos com o clube australiano Melbourne Victory. Sua carreira culminou em 17 partidas pela seleção escocesa sub-21.
Paul Hartley
Ele tinha 17 anos e pertencia ao Millwall quando os especialistas em futebol previam uma carreira brilhante para ele. O meio-campista Paul Hartley, no entanto, nunca jogou na Premier League. Ele ganhou dois títulos da liga com o Celtic Glasgow e começou 25 jogos para a seleção escocesa. A partir de 2019, ele é o técnico do Cove Rangers.
Emile Heskey
O jogador nascido em Leicester tinha 19 anos de idade em 1996. O atacante Emile Heskey jogou seis temporadas no clube de sua cidade natal antes de se mudar para o Liverpool em 2000, onde passou a melhor parte de sua carreira. Ele começou 223 jogos para os Reds, marcando 60 gols.
Embora nunca tenha conquistado o título da Premier League, ele ganhou a Copa FA, a Copa da Liga e a Copa da UEFA. Jogou 62 partidas pela seleção inglesa, nas quais marcou sete gols. Depois de passar duas temporadas na Austrália de 2012 a 2014, ele jogou pelo Bolton Wanderers na segunda divisão da Inglaterra, da qual se aposentou em 2016. Em seu caso, a previsão dos especialistas se tornou realidade.
Michael Walsh
Nenhum clube da Premier League mostrou interesse no talentoso zagueiro Michael Walsh. Ele tinha 19 anos em 1996 e deixou Scunthorpe para Port Vale dois anos depois, onde passou nove temporadas e jogou quase duzentos jogos. Hoje ele trabalha na indústria do gás.
Mark Platts
Mark Platts tornou-se o jogador mais jovem a jogar pela equipe sênior da Sheffield Wednesday. Em 10 de fevereiro de 1996, ele tinha apenas 16 anos de idade. Ele assinou um contrato profissional com o clube em outubro daquele ano, quando tinha 17 anos, mas nunca chegou ao plantel. Ele se mudou para o Torquay United em 1999 e deixou o futebol para sempre dois anos depois.