Mais Esportes
L’Étape Rio anuncia aumento de trecho e de altimetria
— Continua depois da publicidade —
Uma das principais provas de ciclismo de estrada amador do mundo, o L’Étape Rio by Tour de France anunciou que a edição de 2023 contará com adicional de trecho e altimetria em relação ao último ano. Agora, serão 55 km no percurso curto, contra 110 do longo. Inicialmente, seriam 46 km e 102 km, respectivamente.
O objetivo é tornar a prova ainda mais desafiadora e proporcionar uma maior interação dos ciclistas com as lindas paisagens do Rio de Janeiro. Houve acréscimo de percurso no Alto da Boa Vista e também na Estrada da Canoa. Além disso, as altimetrias também estão maiores.
No percurso curto, a altimetria acumulada é de 650 metros. Já no longo, serão 1300 metros, uma diferença de 200 metros a mais. As largadas acontecerão no dia 25 de junho, às 6h, na Marina da Glória, um dos principais pontos turísticos da Cidade Maravilhosa. Os competidores podem fazer sua inscrição até o dia 12.
“A gente espera que os atletas aproveitem esta chance de pedalar no Rio de Janeiro de uma forma segura, tendo toda a orla da Zona Sul, o Parque Nacional da Tijuca, o Aterro e a Região Portuária e o túnel Marcello Alencar, que desce 60 metros para o nível do mar, as regiões mais belas da cidade, à disposição”, conta Fernando Cheles, diretor de prova.
O L’Étape
É a terceira vez que o L’Étape estará no Rio de Janeiro e essa competição é a segunda etapa do L’Étape Brasil by Tour de France. A primeira prova do calendário de 2023 aconteceu em abril, na cidade de Cunha (SP). Já a terceira será em Campos do Jordão, em setembro. O L’Étape Brasil é voltado para os ciclistas amadores e tem a chancela do Tour de France, uma das maiores competições de ciclismo de rua do mundo.
O L’Étape Brasil by Tour de France é uma das mais importantes provas do ciclismo amador do país. Com três etapas no país, o evento só perde para o México em números de provas chanceladas pelo Tour de France.
O L’Étape by Tour de France possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebe as etapas amadoras estão: México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.