Ponte Preta
74 anos do Moisés Lucarelli: Ponte Preta lança material especial em homenagem ao Majestoso
— Continua depois da publicidade —
O Estádio Moisés Lucarelli completa 74 anos nesta segunda-feira (12). Para comemorar o aniversário e relembrar a origem da casa, a Ponte Preta lançou material especial no site oficial do clube.
A homenagem começou no sábado (10), com a primeira parte da história e, no dia seguinte, foi divulgado o complemento esperado. Sob a frase de ‘continua’, o desfecho será compartilhado acompanhando as comemorações do aniversário do Majestoso.
+ Para saber tudo sobre a Ponte Preta siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
História majestosa
A casa da Associação Atlética Ponte Preta foi inaugurada oficialmente em 12 de setembro de 1948, mas foi pensada na década de 30 por três amigos: Olímpio Dias Porto, José Cantúsio e Moyses Lucarelli, que realizaram uma vaquinha em prol de um terreno para a Macaca.
Com o espaço conquistado e a terra arrumada, foi a vez da Nação alvinegra ser protagonista: durante quatro anos, a “Campanha do Tijolo”, projeto de doação de material de construção, foi movimentada em Campinas.
O nome do estádio foi uma homenagem ao patrono. O apelido de ‘Majestoso’, no entanto, foi ganho pelo jornalista Fernando Pannattoni, o qual escrevia uma coluna para o jornal Gazeta Esportiva. Com expectativa de capacidade para 35 mil pessoas em uma cidade com 140 mil habitantes na década de 40, Pannattoni conceituou o empreendimento como algo Majestoso.
A inauguração oficial do estádio aconteceu em uma partida contra o XV de Piracicaba, válida pelo Campeonato Paulista, duelo que acabou melhor para o clube visitante.
De lá para cá, são 1.866 partidas oficiais com 1.001 vitórias da Macaca. Triunfos, vitórias em dérbis e visitas de craques da história do futebol, de Cristiano Ronaldo a Pelé: o Estádio Moisés Lucarelli reúne grandes histórias em Campinas e no Brasil.
O resgate
Atualmente, no returno da Série B, o estádio tem sido palco de alegrias para o torcedor pontepretano e uma das melhores conquistas da reação foi a volta do ambiente caloroso e intimidador criado pelos adeptos.
Desde a partida contra o Náutico, em 20 de julho, o alvinegro venceu todos os jogos disputados em casa e igualou a marca de 2015 quando, disputando três competições, triunfou em seis oportunidades seguidas.
Entre todas as vitórias da sequência, a torcida abraçou o dérbi 204, jogo que registrou o público recorde da Macaca na temporada 2022.
Foi durante os seis triunfos, também, que uma marca histórica foi registrada. No último dia 31 de agosto, com gols marcados por Wallisson e Lucca, a Macaca venceu o Bahia por 2 a 0 e alcançou a milésima vitória no Moisés Lucarelli, feito que rendeu uma placa da equipe vencedora no salão nobre do Majestoso.
Entendendo o fator casa como aliado na reta final do campeonato, o técnico Hélio dos Anjos confia na força da torcida contra o Ituano na próxima terça-feira (13), partida essa que poderá anotar mais uma escrita para o gigantismo da casa alvinegra.