Pelas eliminatórias asiáticas, nesta quinta-feira (24), o Japão garantiu a classificação à Copa do Mundo 2022. Outras seleções disputam a vaga para a decisão final de qual equipe será a quinta classificada para a competição no Catar.
Ao todo, a rodada teve seis duelos. Os quatro embates que abriram o dia foram os seguintes: Austrália x Japão, Coréia do Sul x Irã, Vietnã x Omã e Líbano x Síria.
No Stadium Australia, em Sydney, a seleção que dá nome ao estádio enfrentou o Japão. A partida que prometia ser a mais vistosa do dia acabou em 2 a 0 para o Nippon – que só pôs a bola na rede aos 44′ do segundo tempo. Os gols foram marcados por Mitoma (2), que acabou a partida como destaque do duelo. O triunfo garantiu ao Japão a classificação à Copa do Mundo 2022 – indepedente do resultado obtido na próxima partida.
Coréia do Sul e Irã se enfrentaram, no World Cup Stadium, num duelo de classificados. O time da casa – Coréia do Sul – venceu sem maiores sustos por 2 a 0. Os gols da seleção da casa foram marcados por Son e Young-Gwon Kim. O resultado não define o primeiro e segundo colocado do Grupo A – ainda que ambas as seleções já estejam garantidas no Catar.
Em partida muito equilibrada, o Omã venceu o Vietnã, fora de casa, por 1 a 0. Apesar do resultado e da derrota da Austrália (3º colocada do Grupo B), o Omã não tem mais chances de participar do Play-OFF que decidirá o quinto classificado do continente asiático. O gol da seleção foi marcado por Al Hajri.
No Saida Internacional Stadium, Líbano e Síria se enfrentaram num duelo que poderia alçar o clube mandante ao terceiro lugar do Grupo A – ficando um passo mais próximo da Copa do Mundo 2022. No entanto, a desacreditada seleção da Síria não teve dó e fez 3 a 0 – mesmo fora de casa. Os gols foram marcados por Al Dali, Mardik e Almarmour.
As duas partidas que fecharam a quinta-feira (24) foram as seguintes: China x Arábia Saudita e Iraque x Emirados Árabes Unidos. Às 12h (horário de Brasília) e 14h (horário de Brasília), respectivamente.
No Sharjah Stadium, China e Arábia Saudita empataram em 1 a 1. O resultado não influenciou no Grupo B – que já tem os dois classificados ao Catar + 3º colocado definidos. O gol da seleção da casa foi marcado por Chenjie Zhu, já o gol da Arábia Saudita foi marcado por Al-Shehri.
A última partida do dia foi realizada no Al-Shaab Stadium. Iraque e Emirados Árabes Unidos se enfrentaram em duelo importante para a decisão do 3º colocado do Grupo A. Mesmo não entrando em campo como favorito, o Iraque conseguiu a vitória por 1 a 0 e se manteu vivo em busca de chegar ao Play-OFF contra a Austrália. O gol da equipe da casa foi marcado por Al-Saedi.
Com o encerramento da 9ª rodada, os grupos ficam da seguinte forma:
Grupo A
- Coréia do Sul – 23 pontos
- Irã – 22 pontos
- Emirados Árabes Unidos – 9 pontos
- Iraque – 8 pontos
- Líbano – 6 pontos
- Síria – 5 pontos
Grupo B
- Japão – 21 pontos
- Arábia Saudita – 20 pontos
- Austrália – 15 pontos
- Omã – 11 pontos
- China – 6 pontos
- Vietnã – 3 pontos
Os próximos duelos acontecem na terça-feira (29), pela última rodada das eliminatórias asiáticas. Confira os duelos (todos os horários seguem o fuso-horário de Brasília): Japão x Vietnã (7h35), Irã x Líbano (8h30), Emirados Árabes Unidos x Coréia do Sul (10h45), Síria x Iraque (13h), Omã x China (13h) e Arábia Saudita x Austrália (15h).