Futebol Internacional

Há nove anos, Benfica contratava o atacante Jonas a custo zero; confira

Nesta terça-feira, completou 9 anos desde a contratação do atacante brasileiro, Jonas. O jogador se tornou ídolo do clube português.

Publicado em

Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images
— Continua depois da publicidade —

No dia 12 de setembro de 2014, o Benfica contratou o atacante Jonas, que chegou do Valencia após uma transferência sem custos. O jogador passou por Guarani, Santos, Grêmio, e Portuguesa (empréstimo) antes de chegar ao Valencia e, posteriormente, ao Benfica. O craque brasileiro se encaixa na categoria de jogadores pouco lembrados, porém com um excelente futebol.

Enquanto atuava no Brasil, Jonas foi um jogador com números muito regulares. No entanto, o atacante ficou marcado pelos gols perdidos enquanto jogava pelo Grêmio, sendo conhecido como o ‘Pior atacante do mundo‘. Apesar das duras críticas, Jonas sempre manteve bons números e teve temporadas consistentes nos clubes pelos quais passou.

O jogador havia rescindido contrato com o Valencia antes do encerramento da janela de transferências e estava sem clube. Como o acordo foi fechado durante o período de negociações, ele teve a oportunidade de se transferir para o Benfica. Jonas chegou para ocupar a vaga do atacante Rodrigo Moreno, que, embora brasileiro, é naturalizado espanhol.

Publicidade

+ PARA SABER MAIS SOBRE O FUTEBOL INTERNACIONAL, SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO INSTAGRAMTWITTERFACEBOOK YOUTUBE.

NO BENFICA…

Com a chegada ao clube português, Jonas participou de 179 gols em 173 jogos, marcando 137 gols e contribuindo com 42 assistências, uma média de 1,03 participações em gols por jogo, segundo o site Transfermarkt. A sensação brasileira de Portugal se consagrou como um dos ídolos do Benfica após conquistar inúmeros títulos com o clube português e ter uma dedicação imensa dentro de campo. Pelo Benfica, Jonas foi multicampeão, conquistando 4 Campeonatos Portugueses, 2 Taças de Portugal, 2 Taças da Liga, 2 Supertaças Cândido de Oliveira e 1 Algarve Cup.

Na seleção brasileira, o atacante não teve o mesmo desempenho que na Europa. Isso se deve ao fato de que, na seleção, ele não teve tantas oportunidades, com 12 jogos, 3 gols e 1 assistência. Além disso, o brasileiro não estava na lista de convocados para a Copa do Mundo de 2014, ano em que o atacante somava 39 participações em gol nos últimos 35 jogos. Sendo assim, Jonas foi uma das grandes perdas de Felipão na Copa do Mundo.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile