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Agora com a Cupra como parceira técnica, ABT está de volta à Fórmula E

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Montadora alemã está de volta ao mundial de carros elétricos após ter ficado de fora no último ano

A nona temporada da Fórmula E, que começa no dia 14, contará com três novas equipes, sendo que uma delas na verdade é uma velha conhecida: a ABT Cupra, que marca o retorno do Grupo ABT a categoria de carros elétricos.

A ABT foi parceira técnica da Audi durante os primeiros sete anos da Fórmula E. Foi pilotando pela equipe alemã que Lucas di Grassi venceu o primeiro eprix da história da categoria em Pequim em 2014, assim como conquistou seu título no terceiro ano.

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Por algumas temporadas, a equipe contou com a dupla formada pelo piloto brasileiro e o alemão Daniel Abt. No Festival de Berlim, que encerrou a sexta temporada com seis corridas em nove dias no Aeroporto de Tempelhof, na bolha feita pela Fórmula E por conta da COVID-19, veio a primeira mudança: Daniel deu lugar ao compatriota Rene Rast.

No sétimo e último ano da ABT na Fórmula E, essa foi a dupla de pilotos. A Audi optou por não seguir no grid da Fórmula E a partir do oitavo ano e com isso, a ABT deixou a competição. Mas agora, o time está de volta, com uma equipe própria e pronta para dar continuidade ao vitorioso currículo de 14 vitórias e 47 pódios.

Nova fase, mesma filosofia

Nos primeiros sete anos de Fórmula E, a ABT disputou 84 eprix e fez uma bela história, já contada acima. Mas agora, o time alemão retorna ao grid em um novo momento, sem a parceria a famosa e vencedora parceria técnica com a Audi, mas pronta para manter a escrita vitoriosa.

Para isso, veio uma nova parceira técnica: a espanhola Cupra. A empresa focou nos últimos anos no setor de carros elétricos, inclusive desenvolvendo o primeiro carro de corrida 100% elétrico do mundo, o e-Racer, que foi utilizado no FIA ETCR.

Inclusive, ambas as equipe são parceiras em outra competição focada em veículos elétricos: a Extreme-E, primeiro e maior campeonato de off-road do mundo, criado por Alejandro Agag, também fundador da Fórmula E.

Além disso, a equipe escolheu dois bons nomes para o cockpit. O holandês Robin Frinjs, que nas últimas temporadas realizou um bom trabalho pela Envision Racing, agora vai defender o time ABT Cupra.

Frijns é um dos pilotos mais experientes do atual grid da Fórmula E, com números de destaque e nome constante no pódio nos últimos anos. Com certeza, terá capacidade para ajudar a equipe a desenvolver o carro neste início de Era Gen3.

O companheiro dele será o suíço Nico Mueller, que foi piloto de testes da ABT durante alguns anos atrás na Fórmula E e correu algumas temporadas pela Dragon Penske. Após ter deixado o time norte-americano durante a sétima temporada, Mueller está de volta a categoria, e disposto a deixar uma boa impressão.

Além da boa dupla de pilotos, a equipe alemã usará o powertrain da Mahindra, o M9Electro, um dos primeiros a serem desenvolvidos para a Era Gen3.

Nome da equipe: ABT Cupra

Sede: Kempten (Alemanha)

Corridas disputadas: 84 eprix

Títulos de pilotos: 1 (Lucas di Grassi, na 3ª temporada)

Títulos entre equipes: 1 (na 4ª temporada)

Vitórias: 14 (12 com Lucas di Grassi, 2 com Daniel Abt)

Pódios: 47

Pole Positions: 5

Nome do Piloto: Robin Frijns

País: Holanda

Número do carro: 4

Idade: 31 anos

Corridas disputadas: 76 eprix

Pontos totais na Fórmula E: 448 pontos

Vitórias: 2

Pódios: 13

Pole Positions: 1

Voltas Rápidas: 4

Voltas na liderança: 87

Nome do piloto: Nico Mueller

País: Alemanha

Número do carro: 51

Idade: 30 anos

Corridas disputadas: 17 eprix

Pontos totais na Fórmula E: 30 pontos

Pódios: 1

Voltas Rápidas: 1

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