Esportes olímpicos
Alana Maldonado é ouro no judô e é a primeira mulher a conquistar o feito
— Continua depois da publicidade —
Os Jogos Paralímpicos de Tóquio seguem sendo históricos para o Brasil. Na manhã deste domingo, Alana Maldonado conquistou a medalha de ouro no judô na categoria até 70kg. Na grande decisão, a brasileira derrotou Ina Kaldani, da Geórgia, por waza-ari.
A luta teve um início muito equilibrado e sem tantas emoções. Por falta de combatividade, cada uma recebeu um shido, a punição do judô, e a partir daí as coisas mudaram. Em busca de definir rapidamente o duelo, Alana foi muito mais agressiva e conseguiu um waza-ari em um contra-ataque. Com a vantagem no placar, a brasileira teve tranquilidade para conseguir controlar a situação, impedir novos ataques da rival e conquistar o inédito ouro.
Alana Maldonado estreou nas quartas contra Matilde Lauria, da Itália, com ippon relâmpago em sete segundos de luta. Nas semifinais, a brasileira encontrou um duelo mais difícil contra a ucraniana Raziye Ulucam, mas também conquistou o ippon da vitória. Na decisão um domínio completo resultou em waza-ari e ouro para o Brasil.
— Eu sabia que não seria uma luta fácil, é uma atleta que reverte muito bem e estava esperando para me reverter. Quando eu consegui o waza-ari faltava um 1min45, eu estava com um shidô, poderia tomar mais um, então a atenção depois do waza-ari dobrou para conseguir manter o volume para aguentar até o final — disse Alana Maldonado.