Geral
Agente italiano fala sobre o aplicativo que promete ajudar jovens jogadores de futebol
— Continua depois da publicidade —
O futebol é um esporte que desperta paixão é interesse de milhões de pessoas ao redor do mundo. Muitos jovens sonham em se tornar grandes jogadores e, a era digital, está no ápice para ajudar os atletas a melhorar performance e encontrar clubes.
Da ideia do agente esportivo italiano Alessio Sundas, um dos integrantes do American Group Sport Management, nasceu o ASM (Alessio Sundas Method). Sundas trabalha como gestor esportivo desde 2000 e sempre esteve presente em transações do mundo do futebol.
A equipe do Esporte News Mundo entrevistou o agente e ele explicou o potencial da plataforma ASM Algorithm Soccer Oracle, bem como o aplicativo poderá ajudar atletas ao redor do mundo.
Conte-nos como nasceu o projeto ASM e como funciona sistemas de avaliação de jovens talentos.
Este novo e inovador sistema de avaliação de jogadores permite uma visão mais ampla das habilidades do atleta e possibilita uma maior quantidade de dados disponíveis para posicionamento no mercado. O aplicativo está conectado a institutos técnicos e esportivos que atuarão como garantidores, tanto na proteção dos dados dos jogadores quanto na autenticidade dos valores. O aplicativo tem como objetivo ajudar os jogadores a acessarem os métodos de avaliação mais rapidamente.
Como são os parâmetros usados para melhor avaliar o atleta? Como o aplicativo pode ajudar o jogador?
O ASM nasceu exatamente com o objetivo de criar um ambiente onde os profissionais possam certificar suas habilidades na área. A plataforma tem duas interfaces. O principal contém as estatísticas (KPI) do jogador individual, o segundo é dedicado ao carregamento e análise de dados.
Na segunda fase, é carregado o vídeo da partida, através do qual uma pontuação será atribuída ao jogador a partir das métricas individuais do atleta, como chutes, dribles certos, passes.
Como foi feita a criação do Algorithm Soccer Oracle? Ele é destinado apenas a profissionais?
O aplicativo foi criado graças a uma massiva aquisição de dados extraídos de arquivos e bancos de dados de jogadores de diferentes épocas e equipes. O algoritmo surge da necessidade de se ter informação suficiente sobre o jogador, permitindo reduzir o tempo, e melhorar a análise mesmo à distância.
É importante ressaltarmos que esse método de avaliação é aberto e acessível a qualquer pessoa, não apenas a profissionais.
Qual é o critério usado pelo aplicativo?
O algoritmo dará um valor de 1 a mil para cada tipo de performance realizada pelo jogador. O valor é inserido nas tabelas a serem preenchidas nas quais no final dará um resultado total. Este resultado final é comparado com os dados mantidos pelo algoritmo, e obtido um resultado final comparado a uma escala que varia de 1 a 1000, haverá a possibilidade de fornecer informações úteis sobre o jogador à primeira vista. Através dessas pontuações, veremos uma agilização e informatização de um serviço que muitas vezes exige longos tempos. Além disso, organiza de forma automática uma ficha com as métricas do jogador, para apresentar aos clubes. Além de um facilitador ao atleta, também facilita o clube, porque ao procurar por características específicas de um atleta para sua equipe, terá à disposição o serviço.