Copa do Mundo - Qatar 2022
Alisson foi o goleiro menos vazado entre os 16 que chegaram ao mata-mata
— Continua depois da publicidade —
O sonho do hexacampeonato para o Brasil acabou na fase de quartas de final da Copa do Mundo diante da Croácia. No entanto, o desempenho de Alisson acabou sendo o melhor entre os 16 outros goleiros que conseguiram disputar a fase de mata-mata do Mundial a partir das oitavas. O brasileiro levou apenas dois gols. Como Yassine Bonou, do Marrocos, sofreu dois diante da França, acabou fechando com três sofridos, acima daquilo que Alisson conseguiu.
O brasileiro somente foi vazado diante da Coreia do Sul (4 a 1), nas oitavas de final, e Croácia (1 a 1), nas quartas de final. Ao todo, Alisson disputou quatro partidas, tendo passado sem ser vazado nas partidas com Sérvia (2 a 0) e Suíça (1 a 0) ainda durante a fase de grupos. A derrota diante de Camarões (1 a 0) foi com Éderson como o goleiro titular.
Para saber tudo sobre a Copa do Mundo Qatar 2022, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Levando em conta todo o desempenho geral dos goleiros da Copa do Mundo, alguns foram vazados apenas uma vez, como foram os casos de Thibaut Courtois (Bélgica) e Aymen Dahmen (Tunísia). Ambos, no entanto, não conseguiram passar da fase de grupos e disputaram apenas os três jogos iniciais da Copa do Mundo.
Alisson chegou às oitavas de final como o único goleiro a não ser vazado na fase de grupos, já que o único gol sofrido pela Seleção Brasileira foi com Éderson diante de Camarões. Depois, o goleiro brasileiro acabou levando gols contra Coreia do Sul e Croácia, sendo o Brasil eliminado depois contra a seleção europeia na disputa de pênaltis.
Com base nas estatísticas oficiais da Copa do Mundo, os dois gols sofridos por Alisson vieram em sete finalizações certas sofridas pelo goleiro brasileiro.