Automobilismo
Alpine revela carro com dois modelos diferentes para 2022
— Continua depois da publicidade —
Nessa segunda-feira (21) a Alpine revelou o A522, seu novo carro para a temporada de 2022 que começa no dia 20 de março. A equipe francesa que terminou em quinto no último campeonato de construtores, surpreendeu ao revelar seu monoposto com duas pinturas, uma completamente rosa, que será usada nas duas primeiras corridas da temporada, e uma azul e rosa que estará presente nas outras provas.
+ Fórmula 1 renova com GP de Austin até 2026
Nesse início de temporada a marca francesa também se mexeu fora das pistas. A principal mudança desse começo de ano foi a chegada de Otmar Szafnauer, ex-chefe de equipe da Aston Martin, para desempenhar o mesmo cargo gerindo o bicampeão espanhol Fernando Alonso e o francês Esteban Ocon.
O modelo azul e rosa será usado a partir da terceira prova da temporada até a última corrida do calendário.
A pintura do A522 manteve o azul metálico usado em 2021, primeira temporada do time renomeado como Alpine, para esse ano a equipe decidiu adicionar o rosa em parte da asa dianteira, na asa traseira e nos sidepods, que apresentam saídas de ar em formato de brânquios. O bico e a asa dianteira são mais elevadas em relação ao chão.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Ambos os modelos são apenas um indício das mudanças promovidas pelo novo regulamento técnico da F1. O primeiro contato real com os carros e os efeitos em seu desempenho na pista serão vistos apenas nesta semana durante a pré-temporada de Barcelona, de 23 a 25 de fevereiro.
Entrando no seu segundo ano renomeada como Alpine, a antiga e histórica Renault vem se mantendo entre as cinco primeiras equipes ao longo dos últimos três campeonatos, fechando 2021, 2020 e 2019 em quinto lugar no Mundial de Equipes, e 2018 na quarta posição. A meta, em 2022, é continuar o bom momento dos seus pilotos na última temporada.
Apesar de pontuar menos no ano passado (155) do que em 2020 (181), mesmo com o calendário encurtado no começo da pandemia do coronavírus, o time alcançou uma vitória inédita com Esteban Ocon no GP da Hungria.
O triunfo inédito de Ocon foi a segunda vitória da França desde Olivier Panis em Mônaco, em 1996, a primeira da Alpine na Fórmula 1 e a primeira da equipe francesa desde o GP do Japão de 2008, quando Fernando Alonso ganhou a corrida. A Alpine na última temporada também alcançou um terceiro lugar com o bicampeão espanhol, no GP da Arábia Saudita.
Além de mudar o chefão do time, a equipe também anunciou Bruno Famin, ex-vice-secretário esportivo da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para o cargo de diretor-executivo, substituindo Marcin Budkowski.