Olimpíadas

Reviravolta: Resultado da final de solo na ginástica feminina é alterado e romena fica em terceiro lugar

Publicado em

Foto: Reprodução / Instagram - Ana Barbosu
— Continua depois da publicidade —

Neste sábado (10), o CAS (Corte Arbitral do Esporte) decidiu alterar a nota recebida pela ginasta americana Jordan Chiles, que ficou em terceiro lugar na final do solo da ginástica artística dos Jogos de Paris. A mudança coloca Ana Barbosu, da Romênia, na terceira posição.

Durante a audiência, que ouviu ambos os lados envolvidos, foi considerado irregular o acréscimo de 0,100 ponto dado a Jordan Chiles após um recurso solicitado pela delegação americana. Segundo o tribunal, o recurso foi invalidado, pois a solicitação foi feita após o prazo estabelecido para pedidos, que é de um minuto após a divulgação da nota.

Com isso, Ana Barbosu, que recebeu 13.700 em sua apresentação, sobe para o terceiro lugar, ficando com o bronze. Sabrina Maneca-Voinea, também da Romênia, que recebeu a mesma nota, fica em quarto lugar pelos critérios de desempate. Jordan Chiles cai para a quinta colocação, com a nota inicial, de 13.666. 

Publicidade

A Corte determinou que caberá à FIG (Federação Internacional de Ginástica) decidir o que fazer com as medalhas. As posições de Rebeca Andrade e Simone Biles não foram alteradas.

Em nota, o Comitê Olímpico dos EUA declarou descontentamento com a decisão e também lamentou os ataques sofridos pela ginasta americana nas redes sociais.

— Estamos devastados ​​com a decisão da Corte Arbitral do Esporte. A investigação sobre o valor de dificuldade da rotina de exercícios de solo de Jordan Chiles foi apresentada de boa-fé.

— Durante todo o processo de recurso, a Jordan foi alvo de ataques consistentes, total e extremamente prejudiciais nas redes sociais. Nenhum atleta deveria ser submetido a tal tratamento — diz trecho da nota.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile