Tênis

Amazônia Open poderá ganhar edição especial COP30 na capital paraense em 2025

Evento foi sucesso em 2023 e 2024 com os melhores do mundo e pode ser jogado na tradicional Assembleia Paraense no ano que vem

Publicado em

Quadra Central Amazônia Open em 2024 (Foto: Veiga Produções)
— Continua depois da publicidade —

O sucesso retumbante do torneio de beach tennis Amazônia Open, um dos eventos mais aguardados do calendário mundial, pode estar prestes a desembarcar em Belém, a capital do estado do Pará, em 2025. 

A competição, reconhecida por ter os melhores do mundo, além de seu grande engajamento nas redes sociais e alta audiência em transmissões internacionais, poderá ser realizada no renomado clube Assembleia Paraense, um dos maiores do país.

Com edições memoráveis em 2023 e 2024 na cidade de Tucuruí, o Amazônia Open atraiu atenção global não apenas pelas disputas de alto nível, mas também pelo seu tema voltado para a democratização do esporte e a conscientização sobre os povos amazônicos. Em 2023, o slogan “Sou Norte com Muito Amor” ecoou fortemente, seguido em 2024 pelo tema “Somos da Mesma Família”, ambos refletindo o compromisso do torneio com as questões socioculturais da região.

Publicidade

Visita técnica na Assembleia Paraense (Foto: Divulgação)

A edição de 2024 atingiu uma façanha ao pagar uma premiação recorde de US$ 50 mil dólares, a maior para um evento da categoria BT 400 e histórica para a região Norte. Transmitido pelos canais Disney, incluindo ESPN e Disney+, o evento atingiu novos patamares de visibilidade.

Luan Costantini, um dos organizadores do evento, foi procurado para comentar sobre a possibilidade de uma edição em 2025 em Belém: “Ainda é cedo para confirmar, mas há sim essa possibilidade. O ano de 2025 será especial para Belém e para o Pará, que sediará a COP30, conferência mundial do clima. O convite apareceu, e como um dos criadores do Amazônia Open, vejo o torneio quase como um filho, porém existe também o amor por minha cidade, Tucuruí, é imenso. Vamos analisar todas as possibilidades, sempre pensando em maximizar o impacto positivo e dar visibilidade aos povos amazônicos para o mundo”, disse Luan.

A Assembleia Paraense, potencial anfitriã em 2025, oferece uma infraestrutura de ponta, qualificando-se como uma forte candidata a receber o torneio. Algumas adaptações pontuais poderão ser necessárias para adequar-se às especificidades do evento.

Como parte das oito datas globais da categoria ITF BT400, o Amazônia Open reúne os melhores atletas do mundo, encantando fãs de beach tennis ao redor do planeta. A expectativa para a possível edição no coração da Amazônia brasileira em 2025 só confirma o crescente interesse e engajamento com esse esporte tão vibrante.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile