Campeonato Mineiro

No primeiro clássico da temporada, América e Cruzeiro se enfrentam pelo Campeonato Mineiro

Publicado em

Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro
— Continua depois da publicidade —

POR LUCAS BARBOSA E MATHEUS RIBEIRO

América e Cruzeiro entram em campo neste domingo (21), na Arena Independência, em confronto válido pela quinta rodada do Campeonato Mineiro. O duelo marca, também, o primeiro clássico da temporada de 2021 entre os times da capital.

Além disso, será o último jogo antes da paralisação do futebol em Minas Gerais, que está na Onda Roxa do Programa Minas Consciente. A medida foi feita para frear o aumento do número de casos da Covid-19 no estado e tem duração de 15 dias.

Publicidade

O América está na terceira colocação com 9 pontos e quer vencer para reassumir a vice-liderança da competição. Já o Cruzeiro precisa dos três pontos para poder pular da quinta colocação para o segundo lugar. Atualmente a Raposa tem sete pontos e pode chegar aos 10, ultrapassando os 9 do Athletic.

RETROSPECTO GERAL

Historicamente, os azuis levam uma considerável vantagem sobre o time alviverde. Ao todo, as equipes se encontraram em 360 jogos, com 149 vitórias do Cruzeiro, 102 triunfos do América e 109 empates. Nos gols, a vantagem também é celeste, com 638 gols feitos pela Raposa e 525 pelo Coelho.

Em decisões, destacam-se duas oportunidades. A primeira, em 1992, quando o Cruzeiro superou o América na final do Campeonato Mineiro e levou a taça. A segunda, ocorrida em 2000, foi válida pela Copa Sul-Minas. Com duas vitórias, o time americano se sagrou campeão.

QUEM JOGA!?

O América segue com alguns desfalques para a partida. Felipe Azevedo, Geovane e Arthur estão machucados. Heitor e Carlos Alberto estão com coronavirus. Contudo, o time pode contar com o retorno de Zé Ricardo, que se recupera de uma tendinite.

As expectativas maiores ficam sob Ribamar, regularizado no BID e à disposição para estrear, e Ademir, que protagoniza uma polêmica junto à diretoria do clube.

Provável escalação: Matheus Cavichioli, Joseph, Messias, Anderson e João Paulo; Flávio, Juninho e Alê; Leo Passos, Leandro Carvalho e Rodolfo.

O Cruzeiro também conta com desfalques importantes. Os zagueiros Manoel e Léo, e os volantes Henrique e Matheus Neris estão fora do confronto por problemas físicos.

Felipe Conceição ainda não definiu a equipe titular, mas a possível escalação deverá ser: Fábio; Cáceres, Ramon, Eduardo Brock e Matheus Pereira; Adriano, Matheus Barbosa e Claudinho; Airton, Felipe Augusto e Marcelo Moreno.

Para saber tudo sobre América e Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile