Flamengo
Análise: atuação ruim do Flamengo evidencia necessidade urgente de melhora
— Continua depois da publicidade —
O Flamengo conquistou três pontos fora de casa contra o Bahia na tarde de ontem, sábado (13). Apesar de ser um resultado importante, que fez o time subir momentaneamente ao pelotão de cima na tabela, a apresentação dos selecionados de Sampaoli foi apática e preocupante em vários aspectos.
O Rubro-Negro abriu o placar aos 22 minutos com gol de Matheus França. Logo em seguida, Arrascaeta faz bela jogada individual e sofre o pênalti, convertido por Gabriel Barbosa. O gol no fim da primeira etapa de David Luiz, seu primeiro pelo clube, passou confiança, mas a fragilidade defensiva do Flamengo já tinha sido exposta. O primeiro gol do Bahia surgiu de uma boa jogada coletiva, mas a falta de proteção da entrada da área do Flamengo evidenciou um aspecto que precisa ser melhorado. E ainda viria a preocupar mais no próprio jogo.
+ Flamengo confirma lesão de Pedro e atacante pode ficar fora do primeiro Fla-Flu da Copa do Brasil
+ Matheus Cunha e chegada de Rossi aumentam a concorrência no gol do Flamengo
No segundo gol do Bahia, a defesa voltou a demonstrar desorganização. Em bola parada, Ademir recebeu livre para chutar e marcar. A exposição do time é nítida em diversos momentos. O Bahia chegou a ter chance mesmo com dois jogadores expulsos. Enquanto isso, o Flamengo demonstrou dificuldades para criar. Mesmo com dois a mais em campo, o Rubro-Negro não conseguia finalizar e demorou muito a ter o primeiro chute na etapa final. O Bahia terminou o jogo com mais finalizações e posse de bola.
Além disso, as cinco substituições de uma vez chamaram atenção. Lesões dos que saíram foram a justificativa de Jorge Sampaoli. Ainda assim, alguns dos que entraram impactaram negativamente. O segundo gol do Bahia, além da desorganização coletiva defensiva já descrita aqui, teve contribuição de Santos, cada vez mais pressionado com a concorrência de Matheus Cunha e a chegada de Rossi. Ele foi um dos que entrou no intervalo e falhou no lance. A falta que gerou esse gol foi cometida por Vidal, que também foi um dos que entrou.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.
O próximo jogo será um grande desafio. O Flamengo ficará frente a frente com o Fluminense de Fernando Diniz, que muitos opinam ser o melhor futebol do Brasil nesse momento. Desde momentos que passam por ineficiência na criação até erros em finalizações, passando por fragilidades defensivas, o Rubro-Negro precisa ter uma atuação de gala para superar o rival no Maracanã.