Fluminense
Análise: Base volta a se tornar destaque e pede passagem na equipe
O Fluminense arrancou um empate contra o Criciúma e pontuou pela primeira vez como visitante deste Brasileirão.
— Continua depois da publicidade —
O Fluminense arrancou um empate contra o Criciúma e pontuou pela primeira vez como visitante neste Brasileirão. O resultado de 1 a 1 foi possível graças aos jovens jogadores que saíram do banco e mudaram o dinamismo do Tricolor no final da partida.
Claro que um empate é muito pouco para a equipe que precisa desesperadamente voltar a vencer no Campeonato Brasileiro, mas o alento para a torcida foi observar que Alexsander, Esquerdinha e Kauã Elias darem um ritmo diferente e participaram ativamente do gol Tricolor. Se a crise era tamanha a ponto de não enxergar salvação com este elenco, a base e os jovens jogadores podem mudar o rumo do Fluminense na Competição.
Atualmente, não cabe ao Tricolor manter atletas por nome ou por desempenhos que tiveram no ano passado. O time necessita de peças que estejam voltadas totalmente para o clube e tenham o objetivo de crescer junto a equipe no Brasileirão. Sendo está questão pertinente, o técnico Mano Menezes foi incisivo na coletiva quando questionado sobre este tema:
– Na entrevista de apresentação, disse que não ia ser a idade que seria determinante. Para os jovens, não tem idade. A questão é produção, é rendimento. A gente respeita muito o campo e o campo mostra que eles merecem essa oportunidade. E terminar os jogos em intensidade alta. Você tem uma sequência muito grande de jogos. Temos que ter elenco para entrar em qualquer momento do jogo.
Dentre alguns erros durante a partida, fica claro que o time ainda não entendeu a idéia de jogar no contra-ataque. Por vezes muito lenta na transição ofensiva, tendo poucas movimentações em velocidade e com os laterais pouco participativos para ampliar as jogadas pelas pontas. Quando o time conseguiu encaixar ataques por estes lados do campo, foi o momento em que o Fluminense teve as melhores oportunidades no jogo.
O desempenho defensivo ainda deixa muito a desejar e a equipe voltou a ser vazada. O Fluminense ainda não conseguiu terminar uma partida sem ter levado ao menos um gol. Fato que coloca o time como a terceira pior defesa do Campeonato. Na partida de ontem, o Tricolor até vinha se defendendo bem, principalmente nas jogadas de escanteio e lançamentos em velocidade. Mas, Thiago Santos errou na hora de cortar um cruzamento e a bola sobrou para o ataque do Criciúma completar para o fundo do gol.
Os problemas citados acima podem ser solucionados com dois jogadores que estarão a disposição no próximo jogo, são eles: Jhon Arias e Thiago Silva. Os dois craques Tricolores deverão ser a válvula de escape, a verticalidade do ataque e segurança defensiva que tanto o Time de Guerreiros precisa para a sequência da temporada.
Agora, Mano Menezes terá um tempo longo de treinamentos até voltar a campo pelo Campeonato Brasileiro, visto que, o Fluminense ficará 9 dias sem jogos e jogará somente no dia 21, contra o Cuiabá, também fora de casa. Com este tempo, a equipe deve entender totalmente o estilo de jogo do treinador, que busca aumentar o desempenho do Tricolor até o final do primeiro turno.