Flamengo
Análise ENM: Flamengo passeia na Argentina e encaminha vaga para final da Libertadores
— Continua depois da publicidade —
O Flamengo foi à Argentina, onde enfrentou o Vélez Sarsfield na noite da última quarta-feira (31), no Estádio José Amalfitani, em duelo de ida da semifinal da Copa Libertadores da América. O Rubro-Negro goleou o adversário por 4 a 0 e encaminhou a vaga para a finalíssima da competição.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.
Que o Flamengo era o grande favorito da noite, todos sabiam. Mas nem o Rubro-Negro sonhava que seria tão fácil vencer a partida, e por goleada, com o seu elenco mostrando que está pronto para se classificar para a final da Libertadores e jogar em Guayaquil.
Esta partida teve detalhes que chamam a atenção de quem gosta realmente do futebol. O período que atravessa o lateral-direito Rodinei, que mais uma vez foi destaque na armação de jogadas, alimentando o comando de seu ataque durante toda a partida. A experiência de David Luiz, brilhando intensamente como senhor absoluto da zaga central rubro-negra. A atual forma alcançada pelo zagueiro Léo Pereira desde a chegada de Dorival. Filipe Luís tem melhorado dia a dia o seu condicionamento físico.
Também chamou a atenção o meio de campo rubro-negro, com João Gomes dando o primeiro combate ao adversário e armando jogadas com ajuda perfeita de Thiago Maia e Everton Ribeiro, com participação sempre atraente de Arrascaeta, que pensa as jogadas de gol do Flamengo.
Na noite da última quarta-feira, Gabigol foi um garçom de luxo, participou de todas as jogadas dos gols rubro-negros, mas era a noite de Pedro, que aproveitou todas as chegadas da bola aos seus pés, fez três.
Já no primeiro tempo, o Flamengo dominou inteiramente a partida em um jogo que começou com Gómez dando uma cotovelada no rosto de Pedro, e o juiz não viu. Com dois minutos, Ortega e Gabigol se desentenderam e quase saíram no braço. O juiz advertiu os dois.
A partida era toda dominada pelo time da Gávea, o Flamengo povoava sempre o seu meio de campo e sufocava o adversário, que não teve muitas oportunidades nesse primeiro tempo, a não ser uma investida de Janson, que meteu a bola na trave, sendo este o único lance de perigo contra a meta de Santos.
O jogo, nesta altura, já estava 1 a 0. Aos 32 minutos, Léo Pereira fez um lançamento preciso para a área e Pedro estava lá para conferir o primeiro do Flamengo.
Aos 43 minutos deste primeiro tempo, Filipe Luís perdeu um gol quase dentro da meta, mas aos 46, Gabigol fez um lançamento primoroso para Everton Ribeiro, que teve o trabalho de só tocar a bola para o fundo do gol: 2 a 0 e a etapa inicial terminou.
No período complementar, o Flamengo voltou com a mesma formação e com a mesma vontade de fazer mais gols. Houve uma falta aos 54 minutos, de Gómez em Gabigol.
O jogo prosseguia dominado inteiramente pelo time comandado pelo técnico Dorival Júnior. Com 60 minutos, Pedro aproveitou um ataque perfeito pelo meio de intermediária, comandado por Gabigol, que recuou para buscar a bola, e o camisa 21 completou a jogada fazendo o terceiro gol rubro-negro.
Já na reta final do jogo, com 70 minutos, Vidal entra para jogar sua primeira partida internacional com a camisa do Flamengo. Entrou no lugar de Thiago Maia.
73 minutos, David Luiz recebe cartão amarelo. E aos 75, ficou provado que não era noite de Gabigol. Ele perdeu a melhor oportunidade do jogo.
Aos 78, saiu Arrascaeta e entrou Pulgar. 82 minutos, Pedro, outra vez. Bola na área e lá estava o artilheiro: 4 a 0. E já nos minutos derradeiros, entraram Victor Hugo, Cebolinha e Diego, saíram Gabigol, João Gomes e Everton Ribeiro.
+ Atuações ENM: Pedro comanda goleada do Flamengo pela Libertadores; Veja notas
+ Conmebol divulga indicados ao prêmio de Craque da Libertadores; confira os nomes
Não tem outro termo: foi um massacre. A noite foi de Pedro, o Flamengo volta ao Rio de Janeiro com um pé na vaga da final. A Nação Rubro-Negra está em estado de graça.