Conmebol Libertadores

Análise: Fluminense vence e evolui com Roger Machado

Publicado em

Antes criticado, Roger Machado "acerta a mão" e Fluminense evolui dentro de campo
— Continua depois da publicidade —

O Fluminense vence, e de certa forma convence. A equipe comandada por Roger Machado foi um time taticamente mais consciente e venceu o Bragantino, no Maracanã, pelo placar de 2×0.

O time carioca vem melhorando sutilmente no quesito tático nos últimos jogos. Está cada vez mais competitivo.

Contra o Bragantino, o Flu mesmo que tenha adotado sua habitual postura reativa, foi mais perigoso ao adversário. A título de ilustração, mesmo que o Fluminense não tenha disposto da preponderância da posse de bola, foi a equipe que mais levou perigo ao gol adversário na partida.

Publicidade

No aspecto defensivo, o time de Roger se portou bem, não concedeu muitos espaços ao time paulista. A marcação pressão foi bem executada, bem como as opções de passe. Além disso, quando o Fluminense marcou em linhas médias, atuou de maneira muito organizada no seu habitual 4-4-2 sem bola. Mais detalhes no vídeo abaixo.

Já ao que concerne o aspecto ofensivo, o Fluminense foi bem. Nada espetacular, mas criou muitas oportunidades, e até poderia ter saído com um placar ainda melhor. Nessa perspectiva, isto está muito relacionado com a maior aproximação das linhas postadas pelo Fluminense, principalmente na segunda etapa.

Pelos dados do Sofaescore, o Fluminense trocou 420 passes contra o Bragantino. Estatística que corrobora o que foi dito anteriormente, principalmente levando em consideração o espaço amostral dos últimos 3 jogos da equipe neste quesito.

1- São Paulo 0 x 0 Fluminense – 251 passes
2-River Plate 1 x 3 Fluminense – 339 passes
3- Flamengo 3 x 1 Fluminense – 194 passes

Além disso, tem como não falar de Frederico Chaves Guedes?

Não tem jeito, todo jogo ele guarda o dele. A movimentação do camisa do Flu é muito interessante, pois esta tende a gerar muito jogo para o Tricolor. Fred recua e se movimenta com o intuito de abrir espaços na defesa do adversário para os extremos conseguirem aprofundar.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile