Flamengo
Análise: Jogos de ‘seis pontos’ pesam e Fla terá que correr atrás do prejuízo no returno
— Continua depois da publicidade —
Na derrota de 4 a 1 para o São Paulo, o Flamengo desperdiçou mais uma oportunidade de ganhar um jogo de “seis pontos” no Brasileirão. O cenário se repetiu muitas vezes ao longo do turno do Campeonato Brasileiro, o que deixa o Fla em segundo, com 35 pontos, atrás do Inter por conta do saldo de gols (14 a 8). Mas, pode cair para quarto após os jogos atrasados. Para ser campeão, claro, será necessário recuperar esses tropeços no returno.
Contra Atlético-MG, jogo que iniciou o turno, foi assim. O Flamengo saiu atrás, mas perdeu um caminhão de gols e a primeira chance de ganhar um jogo de “seis pontos”. Na reta final da primeira metade do campeonato, cenário repetido: pênaltis desperdiçados, muitos erros defensivos e nada de vitórias contra Inter e São Paulo.
Ainda sobre confrontos diretos, é importante lembrar que o Flamengo empatou com Grêmio e Palmeiras, mas este último é um tropeço “memorável” pelo fato dos cariocas estarem com 23 desfalques. O Tricolor Gaúcho, hoje, está fora da briga pelo título, mas na época do confronto estava entre os cotados. Dos cinco primeiros colocados, o único que o Fla venceu foi o Fluminense. O Rubro-Negro teve três chances de assumir a liderança da competição: RB Bragantino, Inter e São Paulo, mas vacilou em todas. No returno, não poderá dar estes moles.
Domènec Torrent tem problemas: pandemia, falta de tempo par treinar, jogos em 48 horas, surto de COVID, Maraca vazio e muitas lesões. Mesmo assim, o time deveria estar mais seguro defensivamente e mais competitivo nos confrontos diretos. Caso contrário, a conta vai chegar em fevereiro. Ainda não tem nada perdido, claro, mas a necessidade de ajustes para que haja retomada da rotina de títulos é nítida. A sorte do Fla é que nenhum outro clube disparou e o clube tem como ser campeão mesmo com tantos vacilos.