Sport
Análise: O que o Sport pode esperar da incógnita Thiago Neves
— Continua depois da publicidade —
Nesta quinta-feira, o Sport anunciou a contratação de Thiago Neves para a sequência do Brasileirão. O meia de 35 anos, que estava sem clube desde a recisão com o Grêmio, chega para ser a referência da equipe comandada por Jair Ventura. Experiente e com vários títulos na bagagem, o atleta foi recebido com festa no Recife, mas levanta dúvidas após saídas conturbadas de Cruzeiro e Grêmio.
É verdade que o Sport não fez loucuras pela contratação do jogador. O contrato vai até o fim do Brasileiro, em fevereiro de 2021; não há bonificações por produtividade; e a remuneração está dentro da faixa salarial paga pelo clube. Mas, o que a torcida quer saber mesmo, é como o meia renderá dentro de campo.
E isso vai ser respondido apenas no fim do campeonato. Se a equipe se mantiver na Série A, vai ter sido um ótimo investimento feito. Ele tem capacidade de ajudar muito o time dentro de campo, como foi com Diego Souza que segurou o Sport uns anos na elite.
No Cruzeiro, Thiago foi dividido em dois períodos. No primeiro, logo quando chegou em 2017, foi importante nas conquistas da Copa do Brasil, Campeonato Mineiro do mesmo ano e repetiu o feito no ano seguinte. Pela Raposa, ele acumulou 41 gols e 23 assistências. Esse é o jogador que a torcida do Sport precisa que entre em campo para defender as cores rubro-negras.
Por outro lado, temos o Thiago da última temporada até agora. O atleta mostrou um péssimo rendimento com a camisa celeste, se envolvendo em polêmicas. Chegou a estar em um evento no Mineirão (estava lesionado), quando o Cruzeiro estava em outra cidade jogando a reta final do Brasileirão. Misturou o extracampo com o baixo rendimento do time, resultando no primeiro rebaixamento na história do clube.
Neste ano, recebeu chance em outro grande clube brasileiro: o Grêmio. Em Porto Alegre, no entanto, também não rendeu o esperado. Foram 14 jogos disputados, com apenas um gol e nenhuma assistência. No início de setembro, teve seu contrato rescindido e de envolveu em outra polêmica nesta semana. Após o clube perder para a Universidad Católica, pela Libertadores, Thiago Neves alfinetou no Twitter: “Continuo sendo o culpado?”
O que o Sport precisa ter cuidado é com esse extracampo. Tivemos vários outros episódios envolvendo o jogador na temporada passada. A forma como ele tentava intervir na escolha dos treinadores, o atrito com Rogério Ceni, que culminou na rápida saída do técnico. Sabemos que Thiago Neves é um cara de extrema qualidade técnica e com isso ele chega ao cube onde pode deixar essa imagem de lado e alavancar a carreira dele.
Mas a questão que fica é: Qual Thiago vai jogar pelo Sport? Só nos resta esperar.
Siga o perfil do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook