Futebol Internacional
Após dias de agonia, jogadores brasileiros conseguem deixar a Ucrânia
— Continua depois da publicidade —
Alguns jogadores brasileiros que atuam na Ucrânia em times como Shakhtar Donetsk e Dínamo de Kiev conseguiram deixar o país, que vem sendo atacando pela Rússia desde a semana passada. Os atletas estava isolados em um hotel e, com a ajuda do governo brasileiro e da Uefa, foram colocados em um trem com destino a cidade de Chernivtsi, que fica nas proximidades das fronteiras com a Romênia e a Moldávia.
Dentre os jogadores que já conseguiram deixar a Ucrânia estão o atacante David Neres e o zagueiro Marlon Santos, ambos do Shakhtar Donetsk. Os dois foram os atletas que tomaram a frente neste período e vinham relatando, em suas redes sociais, toda a dificuldade encontrada dentro da Ucrânia nos últimos dias.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
O zagueiro Marlon, revelado pelo Fluminense, publicou em sua rede social um vídeo em que está dentro do trem com sua família. O jogador afirmou que a Federação Ucraniana de Futebol também teve um papel fundamental no auxílio aos atletas para que eles pudessem deixar o país europeu. Alguns jogadores desembarcaram com destino à Moldávia e outros escolheram a Romênia. Nos próximos dias, todos devem retornar ao Brasil.
Apesar de um final feliz para os jogadores, nem todos os brasileiros que atuam na Ucrânia conseguiram deixar o país. Esse é o exemplo de Juninho, do Zorya. A esposa do atleta revelou todo o drama que a família tem encontrado para deixar a Ucrânia. O grupo de jogadores brasileiros que não conseguiram ainda sair do país, acusaram aqueles que saíram de abandono. Alguns já chegaram à fronteira com a Polônia e agoara aguardam a liberação.
O Shakhtar Donetsk havia firmado o seu compromisso em conseguir fazer com que todos os seus jogadores brasileiros deixassem a Ucrânia e agora, já com todos em segurança, tomará medidas nos próximos dias. O campeonato nacional do país foi interrompido e não tem previsão de retorno, principalmente enquanto durar o conflito bélico.
Os jogadores brasileiros devem, neste período, manter a forma física no Brasil enquanto aguardam um novo posicionamento das autoridades ucranianas. A expectativa é de que o conflito com a Rússia se encerre nos próximos dias para que os jogadores retornem à Ucrânia e sigam com suas carreiras.