Outro lado

Arbitragem de clássico carioca rende chuva de críticas na internet e até Felipe Melo comenta

Publicado em

Foto: Buda Mendes/Getty Images
— Continua depois da publicidade —

A arbitragem de Edina Alves Batista (FIFA/SP) no clássico carioca entre Flamengo x Botafogo, ocorrido neste domingo (30), chamou atenção de maneira negativa. Nas redes sociais, diversos jornalistas, comentaristas, páginas de esporte e até mesmo o volante Felipe Melo reclamaram bastante. O Fogão também ironizou.

O atleta do Fluminense publicou no Twitter um vídeo com o lance da entrada dura de Thiago Maia em Di Plácido, ocorrida aos 31 minutos do segundo tempo. Na legenda, usou um emoji de dois olhos observando. A árbitra acabou sendo chamada pelo VAR para conferir o lance por um possível cartão vermelho ao volante, mas preferiu dar apenas amarelo. O próprio Botafogo ironizou o lance em seu perfil oficial no Twitter e também reclamou dos 11 minutos de acréscimo dados no segundo tempo pela arbitragem (veja abaixo).

Na partida, o Glorioso venceu o Rubro-Negro por 3 a 2 em jogo eletrizante no Maracanã. Alguns lances geraram irritação da torcida botafoguense, principalmente três capitais. O já citado foi o último a acontecer, cronologicamente. O primeiro acontece quando o lateral-direito do Botafogo, Rafael, é expulso ao receber o segundo amarelo logo após ele próprio sofrer uma falta e a árbitra demorar a apitar – na sequência, o defensor atingiu com a sola do pé o adversário.

Publicidade

Pouco depois, o técnico Luís Castro ficou revoltado à beira do campo com o quarto árbitro Rafael Martins de Sá (RJ), pois ele não queria que uma substituição fosse realizada naquele momento. Após Rafael hesitar a atender o pedido do português, ele ficou revoltado e acabou recebendo amarelo de Edina. Então, ficou mais transtornado ainda e acabou expulso de campo.

Na coletiva, ele explicou a situação e foi enfático sobre a situação com arbitragem: “A árbitra comanda a equipe dela e eu comando a minha”. Também explicou que não queria que a alteração acontecesse ali, pois o Flamengo teria uma bola parada e o jogador que entraria em campo era de estatura mais baixa em relação ao que sairia.

+Pronunciamento de Lula interrompe transmissão de jogo da Série B; entenda

O jornalista João Paulo Capellanes afirmou que ela vem colecionando “arbitragens horrorosas nos últimos meses” e ainda chamou atenção para o fato de o VAR ter “tentado ajudar”. O perfil Fut Mais disse que a árbitra paulista deveria ser responsabilizada pela decisão no lance envolvendo Thiago Maia.

Para saber tudo sobre o mundo esportivo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Edina Alves Batista é árbitra FIFA e detém recordes pessoais. Foi a primeira mulher a apitar um clássico entre Corinthians x Palmeiras, em 2021 e também a primeira em uma final de Campeonato Paulista – este ano na ida de Água Santa x Palmeiras. Ela é a única brasileira selecionado pela FIFA para apitar na Copa do Mundo Feminina deste ano, que acontecerá entre junho e julho na Austrália e Nova Zelândia.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile