Arsenal goleia Leeds com dois de Gabriel Jesus e mantém vantagem na liderança
— Continua depois da publicidade —
Na medida em que a Premier League ruma ao seu final, o Arsenal mantém a constância que pode acabar com uma sequência longa sem conquistas nacionais. Na tarde deste sábado (1º), os Gunners golearam o Leeds United por 4 a 1 no Emirates Stadium, em Londres/ING. Destaque para Gabriel Jesus. O atacante brasileiro marcou dois gols e ajudou a construir a goleada, com tentos completados por White e Xhaka, enquanto Kristensen descontou aos Leeds.
O Leeds tentou surpreender e atacou no primeiro lance da partida em chute de Kristensen, mas Ramsdale defendeu. O Arsenal respondeu quando Xhaka recebeu de Zinchenko e cruzou para Gabriel Jesus, que testou para fora. No decorrer do primeiro tempo, os donos da casa tinham maior posse de bola, mas não encontravam espaço para trabalhar as jogadas no campo ofensivo pelo fato dos visitantes se preocuparem primeiramente em fortalecer o sistema de marcação.
Quando os Pavões apresentavam bom momento ofensivo em duas tentativas de Summerville e Harrison, ambas defendidas por Ramsdale, o Arsenal conseguiu abrir vantagem após Gabriel Jesus ter sido derrubado por Ayling na área e a arbitragem ter marcado o pênalti. Na cobrança, o centroavante brasileiro abriu o placar. O segundo quase veio em finalização de Gabriel Martinelli por cobertura, mas Ayling tirou em cima da linha.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.
No segundo tempo, não deu tempo do Leeds respirar. Logo no minuto inicial, Martinelli foi acionado por Zinchenko na esquerda, abriu espaço diante da marcação e cruzou. Ben White apareceu na segunda trave e marcou o segundo do Arsenal. O gol deu mais ânimo e volume aos mandantes, que não demoraram muito a assinalar o terceiro. Gabriel Jesus iniciou jogada, tocou para Trossard e recebeu de volta para arrematar de primeira e marcar o segundo na partida, o terceiro dos líderes.
Os dois gols antes dos dez minutos da etapa complementar diminuíram a pegada dos Gunners, que passaram a administrar a partida. Isso resultou em uma presença maior do Leeds no campo de ataque, o que exigiu boas intervenções de Ramsdale. Até que a equipe conseguiu diminuir a diferença. Aos 30, depois de boa jogada individual de Harrison e desvio de Xhaka, Kristensen emendou chute de primeira, a bola desviou em Zinchenko e entrou. Mas a vitória seria por goleada. Aos 38, Ødegård cruzou na medida para Xhaka chegar de cabeça e fechar o placar em 4 a 1.
Com o resultado, os Gunners emendam a quinta vitória seguida e seguem firmes na liderança, com 72 pontos ganhos, oito à frente do vice-líder Manchester City. Por outro lado, os Whites seguem assombrados com a possibilidade do rebaixamento e estão na 16ª posição, com 26 pontos. O Leeds volta a campo às 15h45 da próxima terça-feira (4) para enfrentar o Nottingham Forest em jogo atrasado da sétima rodada do Campeonato Inglês. Pela sequência normal do calendário, a 30ª rodada será realizada no próximo fim de semana e os times irão jogar no domingo (9). Às 10h, o Leeds United vai receber o Crystal Palace no Elland Road, em Leeds/ING, enquanto o Arsenal terá clássico contra o Liverpool no Anfield, em Liverpool/ING, às 12h30.