Futebol Internacional

Barcelona suporta pressão e vence Athletic Bilbao fora de casa em La Liga

Publicado em

Divulgação / Barcelona
— Continua depois da publicidade —

No último jogo deste domingo (12) pela 25ª rodada de La Liga, o Barcelona venceu o Athletic Bilbao por 1 a 0 no Estádio San Mamés Barria.

O primeiro tempo foi extremamente movimentado com chances para as duas equipes, mas o Barça conseguiu a vantagem nos acréscimos graças à Raphinha.

Na etapa complementar, o Athletic Bilbao pressionou os atuais líderes na reta final e chegaram a empatar o confronto, mas o gol de Inaki Williams foi anulado pelo VAR.

Publicidade

Com a vitória, o Barcelona chegou à 65 pontos na liderança da tabela de classificação, nove pontos à frente do Real Madrid (56). As duas equipes se enfrentarão no próximo domingo (19). Já o Athletic Bilbao se manteve com 33 pontos, em 9º lugar.

Equipes fizeram um primeiro tempo cheio de alternâncias

Em relação ao empate diante do Rayo Vallecano na última rodada, o Bilbao substituiu o expulso Oihan Sancet por Inaki Williams pelo lado direito. Do outro lado, Xavi Hernández retornou com Ferran Torres e escalou Raphinha ao lado de Robert Lewandowski.

No primeiro tempo, o Barça conseguiu exercer uma pressão constante e ameaçou em diversas oportunidades. Aos 2′, Ferran Torres aplicou meio voleio e a bola passou ao lado da trave. Depois, Raphinha cobrou falta pela esquerda na segunda trave e Busquets chutou de primeira na meia-lua, por cima do gol.

O Bilbao ameaçou pela primeira vez aos 15′ com Vesga cruzando par Barenguer concluir na entrada da área com espaço, mas a bola saiu para fora. Na sequência, o Barcelona quase abriu o placar com De Jong achando Lewandowski nas costas da defesa para dominar e chutar, mas Agirrezabala fez a defesa.

A melhor chance do Athletic Bilbao durante o primeiro tempo ocorreu os 25′. Berenguer lançou na área e Ter Stegen acabou soltando a bola, deixando Kounde aproveitar a chance para roubar a posse e acionar Berenguer, só que  o chute acabou saindo mal e a chance foi desperdiçada.

Os donos da casa também tiveram outra chance de ouro com De Marcos achando Inaki Williams após cruzamento em profundidade, mas o goleiro Ter Stegen fez boa defesa. Após suportar a pressão na metade do primeiro tempo, o Barcelona conseguiu achar um gol antes do intervalo.

Nos acréscimos, aos 46 minutos, uma bola fantástica de Sergio Busquets achou Raphinha, encontrando o brasileiro com espaço aberto para finalizar e vencer o goleiro adversário. O lance foi revisado pelo VAR por um possível impedimento e acabou sendo validado poucos minutos depois.

Barcelona suportou pressão do Bilbao no 2º tempo

Nas últimas 29 partidas em que foi para o intervalo com vitória parcial, o Barça de Xavi Hernández conseguiu assegurar a vitória. A última derrota ocorreu em abril de 2021 com a derrota para o Granada. Ou seja, o gol antes do intervalo foi fundamental para manter a confiança dos atuais líderes.

Aos 6′, Balde chegou pela esquerda e venceu as marcações de Berenguer e De Marcos antes de encontrar Lewandowski em cruzamento. O polonês testou firme e a bola saiu por muito pouco. No entanto, as chances no segundo tempo foram raras pois o Bilbao seguiu apostando nos contra-ataques, sem sucesso.

Do outro lado, o Barcelona controlava a posse de bola e rondava principalmente o meio-campo, mas acabou não buscando mais finalizações de perigo. A nova chance real de gol veio apenas aos 27′, com uma oportunidade que o Bilbao deveria ter aproveitado.

Inaki Williams conseguiu dominar a bola de modo sensacional e lançou Berenguer em condições legais. O meia chegou na área e chutou na saída de Ter Stegen, mas o goleiro do Barcelona tocou na bola com a ponta dos dedos e fez uma defesa espetacular.

Na reta final, o duelo ficou mais movimentado e o Athletic Bilbao cresceu muito. Aos 34′, Muniain fez a tabela com Berenguer na área, confundiu a marcação e recebeu novamente para chutar no canto. Porém, o goleiro do Barça estava em uma noite inspirada e fez outra defesa sensacional.

Após a cobrança de escanteio, Nico Willaims aproveitou o corte de cabeça e o chute resvalou em Berenguer, mas a bola voltou para o jovem que chutou firme e Ter Stegen mais uma vez conseguiu espalmar e salvar a equipe de Xavi.

Aos 45′, tudo indicava que o Athletic Bilbao havia conseguido o gol de empate xx

FICHA TÉCNICA
ATHLETIC BILBAO 0-1 BARCELONA

Data: 12/03/2023, 17:00
Estádio: San Mamés Barria
Competição: La Liga 2022/23  – 25ª Rodada

Gols: 1T 46′ Raphinha (BAR)

Substituições – ATH: Oier Zarraga (Mikel Vesgaa); Muniain (Raúl García); Yuri (Balenziaga); Capa (De Marcos); Gorka Guruzeta (Álex Berenguer)

Substituições – BAR: F.Kessie (Ferran Torres); Marcos Alonso (Raphinha); Ansu Fati (Sergi Roberto); Ángel Alarcón (Gavi)

Athletic Bilbao (4-2-3-1): Julen Agirrezabala; Oscar De Marcos, Dani Vivian, Inigo Martinez, Mikel Balenziaga; Dani Garcia, Mikel Vesga; Nico Williams, Raul Garcia, Alex Berenguer; Inaki Williams.

Barcelona (4-3-3): Marc-Andre ter Stegen; Sergi Roberto, Jules Kounde, Andreas Christensen, Alejandro Balde; Frenkie de Jong, Sergio Busquets, Gavi; Raphinha, Robert Lewandowski, Ferran Torres.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile