Athletico

Athletico recupera certificado de clube formador em nova lista da CBF

Publicado em

Foto: Reprodução/Athletico
— Continua depois da publicidade —

Nesta segunda-feira (10) a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atualizou a lista dos clubes com certificado como formadores legalizados. O Athletico resolveu as pendências que haviam ocasionado a retirada do clube pela primeira vez desde 2012 da lista, e agora reaparece na lista e está com os direitos oferecidos adquiridos novamente.

Em abril deste ano, o rubro-negro por nao ter todos os requerimentos preenchidos, ficou de fora da atualizacao da lista. Porém, as pendências foram resolvidas e o Furacão voltou a usufruir dos direitos de ter o certificado de clube formador, e da proteção que a situação lhe garante.

Para poder comparecer a esta lista é necessário que o clube siga a Lei Pelé, ou seja assinar um contrato profissional apenas a partir dos 16 anos, e possui os seguintes requisitos: Ter um programa de treinamento esportivo e escolar, laudos autorizados, assistência médica e boas condições de alimentação, higiene, segurança e salubridade, dentre outros, instalados no Centro de Treinamentos e nos alojamentos do clube.

Publicidade

Com o certificado, alguns dos direitos adquiridos novamente pelo Furacão são:

  • Direito de assinar o primeiro contrato profissional com o atleta e a preferência na renovação;
  • Garantia legal para evitar o aliciamento de terceiros e abandono intencional do atleta;
  • Receber todos os investimentos na formação se não assinar o primeiro contrato por oposição do atleta ou quando ele se vincular a outro clube sem autorização do clube formador.

Após o incêndio do Ninho do Urubu em 2019, a CBF passou a incluir como requisito de documentação necessária uma certidão emitida pelo Corpo de Bombeiros com duração de três anos.

O Certificado de Clube Formador (CCF), tem validade de um ano e pode ser renovado pelo mesmo período. 

O retorno do Athletico à lista de instituições com certificado de clubes formadores,  restabelece a situação do Furacão, para que o clube continue utilizando as instalações do CT do Caju para utilizar a sua base e captar novos talentos com legalidade e segurança jurídica.
Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile