Fluminense
Atleta do futebol feminino do Fluminense ajuda jovens com projeto social
— Continua depois da publicidade —
Luiza Travassos, jogadora do futebol feminino do Fluminense, de apenas 16 anos, criou, em 2017, um projeto social que busca por meio do esporte transformar a vida de jovens em comunidades carentes. Chamado de Uma Bola Causa, esse projeto funciona através de doações, arrecadações, workshops, palestras e bate-papos, que socializam e incentivam os jovens e crianças para novas chances por meio das atividades esportivas.
Em seu quarto ano seguido, o trabalho é feito em instituições que já existem, com brincadeiras lúdicas e buscando o desenvolvimento de algumas habilidades que o esporte traz, como a comunicação e o trabalho em equipe – além dos já citados workshops e palestras. O intuito de Luiza é expandir este projeto. No ano de 2020, três instituições diferentes serão contempladas:
– O grupo cresceu muito mais, algumas meninas do Fluminense também me ajudaram. O intuito é deixar o projeto mais uniforme, e quem sabe, ser tocado em vários lugares. Este ano vamos atender três instituições diferentes, o projeto Crianças Felizes, no Complexo do Alemão, Amipaz Educação, em Vargem Pequena e o projeto Além do morro no Morro da Babilônia.
O projeto surgiu após a atleta participar de um programa chamado Click Esperança que foi transmitido pelo Fantástico, em parceria com a Unesco, sobre o Criança Esperança. Sua causa era a menina no esporte e lá ela conheceu Luciano – fundador do projeto Crianças Felizes, na comunidade do Alemão – local este onde anualmente ela arrecada presentes para as crianças. Luiza então contou que o futebol a transformou e resolveu ajudar as pessoas com isso. A ideia no começo era simples, mas cresceu de forma “inesperada”:
– Logo pensei que o que transformou a minha vida foi uma bola de futebol, então, eu iria ajudar com uma bola. Resolvi divulgar nas minhas redes sociais, e daí surgiu o nome Uma Bola Causa. Na verdade, no começo, era apenas a ideia de doações de bolas no natal, mas as doações foram muito mais do que a gente esperava, e eu decidi que o projeto poderia ser maior, realmente impactar de outras formas além do presente.
Para a jogadora, o apoio dos seus familiares nesse projeto é importante:
– Meus pais me ajudam muito, eles também são voluntários, trabalham na organização e participam das ações. Eles sempre me ensinaram a doar as coisas que eu não precisava mais e ajudar as pessoas.
Luiza ficou em segundo lugar no prêmio Prudential Espírito Comunitário, no ano de 2019, com seu projeto Uma Bola Causa. Programa esse de reconhecimento e incentivo ao voluntariado jovem – presente em sete países e que está no Brasil desde 2015. A atleta destacou sobre essa conquista:
– O prêmio Prudential reconhece jovens voluntários que impactam suas comunidades. Recebi um e-mail da minha escola e me inscrevi como a fundadora do Uma Bola Causa. Dez jovens foram selecionados para a etapa final, o segundo lugar ganharia 10 mil reais para indicar para uma instituição. Conheci jovens com projetos incríveis, não estava com a expectativa de ganhar e fiquei com o segundo lugar, indiquei os 10 mil para o projeto Crianças Felizes, e foi muito bom ter esse reconhecimento, mais uma motivação para continuar com o projeto e ver que o esporte realmente pode fazer uma transformação, que no meio de milhares de projetos e jovens engajados, a causa do esporte foi selecionada, foi muito legal esse prêmio.
No Flu, a jogadora atua na posição de volante e conta com diversas convocações para a seleção brasileira sub-17.