Tênis

Atletas do Projeto Tênis na Lagoa brilham em etapa do Circuito Sudeste em Vitória (ES)

Atletas disputam mais uma etapa do circuito esta semana

Publicado em

Atletas com medalhas (Foto: Divulgação)
— Continua depois da publicidade —

Dois atletas do projeto Tênis na Lagoa – Instituto Mirania Gomes Borges – conquistaram um título e um vice-campeonato na 3ª etapa do Circuito Sudeste realizado em Vitória (ES), finalizado nesta segunda-feira, 20.

Maria Lima foi a campeã de simples na categoria 14 anos superando a também carioca Beatriz Rangel por 6/2 7/5. Na campanha ela passou pela principal favorita, Ana Flausino, de Minas Gerais, por 6/2 6/1. Na categoria 18 anos, Nathalia Neves foi a vice-campeã de simples. O Tênis na Lagoa teve participações ainda de Geovana de Paula, Enzo Mourão e Arthur Castro.

Os atletas seguem para a disputa da 4ª etapa que acontece nesta semana no mesmo local. Os torneios contam pontos importantes no ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis.

Publicidade

Sobre o Projeto Tênis na Lagoa

Fundado em 2004 por Alexandre Borges, professor e apaixonado por tênis desde a infância, o Projeto Tênis na Lagoa – Instituto Mirania Gomes Borges surgiu inicialmente como uma iniciativa particular para atender crianças e adolescentes de comunidades carentes do Rio de Janeiro. Em 2020, o projeto tornou-se Instituto Mirania Gomes Borges em homenagem à mãe de Alexandre.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio da prática esportiva, o projeto utiliza as quadras públicas localizadas em frente ao Clube Monte Líbano, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Teve início assim a oferta gratuita de aulas de tênis para a população em vulnerabilidade social da região.

Tendo como princípios a construção coletiva, o respeito à diversidade, a educação integral e a autonomia, o Tênis na Lagoa começou atendendo inicialmente cerca de 60 crianças de comunidades próximas.

Hoje, mais de 200 crianças e adolescentes são atendidos pelo projeto não apenas com aulas de tênis, mas acompanhamento psicológico, aulas de inglês e yoga, passeios educativos, entre outras atividades. Aqueles que se destacam têm ainda a oportunidade de integrar a equipe de competição, representando o Tênis na Lagoa em viagens por todo o país e até pelo mundo.

Atualmente, Alexandre conta com a ajuda de sua esposa, Paula Borges, um grupo de voluntários e alguns apoiadores conhecidos, como o ex-tenista Thomaz Koch, padrinho do projeto desde a sua fundação. Dezoito anos após o início das atividades, 4.500 crianças já tiveram sua vida impactada pelo Tênis na Lagoa.

O Projeto Tênis na Lagoa atende crianças e adolescentes das comunidades carentes da Rocinha, Vidigal, Cruzada, Cantagalo, Tabajara, Pavão-Pavãozinho, Rio das Pedras, Muzema entre outros na capital carioca.

Muito além de forehands e backhands, o objetivo do projeto é proporcionar a melhoria na qualidade de vida e o desenvolvimento integral de pessoas em vulnerabilidade social por meio da força de transformação do esporte.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile